3ª Fase candidaturas Qualificação e Internacionalização PME

Posted on 29/03/2013 by Plubee No Comments

SI Qualificação e Internacionalização PMENo dia 21 de Março de 2013 abriram as candidaturas à 3ª fase do programa Qualificação e Internacionalização PME ao abrigo do QREN.

As empresas poderão submeter candidaturas até 18 de Junho de 2013, com resposta esperada às mesmas até final de Setembro.

Pode clicar aqui para obter um resumo de informação sobre o QREN – Qualificação e Internacionalização PME.

Para fazer uma candidatura QREN no âmbito deste aviso Qualificação PME deverá utilizar o formulário disponibilizado no site do COMPETE.

O prazo limite de execução dos projetos corresponde ao 30 de Junho de 2015.

O que é o SI Qualificação e Internacionalização PME

O Sistema de Incentivos Qualificação e Internacionalização PME tem como objetivos melhorar a competitividade das empresas, impulsionando o aumento da flexibilidade e produtividade e adequando a capacidade de resposta das Pequenas e Médias Empresas às necessidades do mercado global.

Este Incentivo foi criado com o objetivo de apoiar projetos de Propriedade Industrial, projetos de internacionalização de empresas, entre outros. A nível da internacionalização das empresas, é possível obter comparticipações a fundo perdido para despesas como materiais publicitários, deslocações a congressos, participações em feiras de exposição do produto entre outras.

Trata-se de um incentivo que privilegia a adoção de iniciativas com carácter inovador para melhor pontuação em termos de mérito (o que aumentará as chances de sucesso da empresas que apresentem candidaturas). Se as despesas elegíveis do projeto tiverem uma percentagem maior que 70% afeta à componente internacionalização, tal possibilitará auferir de melhor pontuação também.

A nível de criação de emprego, apesar de não ser uma exigência, serão valorizados projetos que criem 2 postos de trabalho qualificado (licenciatura ou superior), com majoração adicional se os postos de trabalho forem direcionados para jovens.

Por fim o último critério de mérito pontua de acordo com o peso das exportações no total do volume de negócios, caso em que as empresas que apresentem percentagens superiores a 25%, terão pontuação máxima também.

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *