Amoras – o que são, benefícios e plantação

Posted on 18/08/2013 by Plubee No Comments

amorasAs amoras são um fruto silvestre cuja procura tem vindo sistematicamente a aumentar nos últimos anos, à semelhança de outros frutos silvestres, pelo seu valor nutritivo e benefícios para a saúde.

As amoras são um fruto mole, sendo vulgar o seu uso em sobremesas, compotas e até licores. É muito usada para a elaboração de doces, tartes, crumbles e outras sobremesas.

Benefícios e valor nutritivo das amoras

As amoras são uma excelente fonte de nutrientes pelo seu alto conteúdo em fibra, vitamina C, vitamina K e pelo mineral manganésio. Têm tanto fibra solúvel como insolúvel. Cerca de 150 gramas de amoras contém uma média de quase 8 gramas de fibra e 50% da dose recomendada de vitamina C.

O seu alto teor de fibra torna as amoras num fruto importante para consumir para o auxílio do sistema digestivo e ajudar ao seu funcionamento regular.

As sementes de amoras são ainda ricas em ácidos gordos ómega-3 e ómega-6, assim como também contém proteína, fibra e anti-oxidantes que se pensa serem substâncias anti-cancerígenas, motivo pelo qual a sua procura também tem crescido.

Plantação de amoras

Para plantar arbustos de amoras é importante que compre a planta de um viveiro reputado para que tenha garantias que são livres de vírus. É uma planta fácil de cultivar no entanto é sensível a vírus.


É importante que seja plantada longe de arbustos de amoras selvagens pois estes podem transportar vírus. O solo deve estar bem fertilizado e deve usar suportes para que as plantas de amoras cresçam adequadamente.

As amoras são plantas férteis por si mesmas, o que facilita o seu cultivo. A plantação de amoras deve ocorrer no final do Outono, mas em áreas muito frias, podem ser plantadas no início da primavera para evitar as geadas que podem causar perdas em algumas variedades. Plante as plantas de amoras a cerca de 30cm mais profundas do que estavam no viveiro. Se for uma planta de crescimento vertical plante com pelo menos com 90 cm de espaçamento, se forem de crescimento horizontal pelo menos com 1,5m a 2,5m de espaçamento. As filas devem ter espaçamento de 2,5m.

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *