Como fazer uma estufa – passos, materiais e localização

Posted on 22/08/2013 by Plubee No Comments Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

como fazer uma estufaO presente artigo irá dar algumas dicas sobre como fazer uma estufa. Para começar o artigo é importante saber não como fazer uma estufa, mas que dimensão pretende, que materiais são necessários, etc.

As estufas agrícolas são um meio usado para plantar e proteger as plantas do clima externo, para as manter num clima controlado sem factores como granizo, geada ou outros que possam destruir uma colheita.

É importante decidir que tipo de estufa quer fazer, uma estufa independente e isolada, uma estufa acoplada à sua casa, se pretende ter leitos de solo elevados para obter melhor escoamento de águas, tudo isso são opções que dependem de cada um.

Como fazer uma estufa – Localização

A estufa deve estar situada onde obtenha a máxima exposição solar. A primeira escolha deve pois ser a sul ou sudeste de um edifício ou de árvores de sombra.

Se tiver sol o dia todo é ótimo, mas basta ter sol durante toda a manhã para ser suficiente para as plantas. O sol da manhã é o ideal pois permite às plantas começarem cedo o seu processo de produção, ou seja potencia o seu crescimento ao máximo.

Uma localização a este consegue a melhor exposição solar de Novembro a Fevereiro, enquanto que a sudoeste ou este as plantas recebem sol até mais tarde. A norte é a localização menos desejada pois a planta receberá menos luz. Procure que a estufa fique protegida do vento invernal.



Considere também a drenagem do solo como um factor crucial na localização. Se necessário construa a estufa acima do nível do solo para que o excesso de água escoe mais facilmente.

Como fazer uma estufa – Materiais e passos

Veja o nosso artigo sobre plásticos para estufas, com mais informação sobre os tipos de plásticos existentes, antes de contactar um fornecedor.

Nesta parte do artigo encaminhamos o leitor para vários sites com dicas e planos para construção de estufas com listas detalhadas de materiais a obter. Qualquer uma fica por custos consideravelmente reduzidos. No que respeita à parte de escolha do revestimento da sua estufa, comece por ler o nosso artigo indicado acima para ter um pouco mais de conhecimento prévio.

Veja os seguintes links sobre como fazer uma estufa:

Construa a sua estufa – passo a passo

Estufa de 50 dólares (cerca de 40 euros)

Construa uma estufa em arco

Antes de enveredar em qualquer investimento, certifique-se que fez a pesquisa adequada. Se subcontratar a construção da sua estufa contacte no mínimo 3 fornecedores distintos, obtendo preços, materiais usados e tempo necessário para depois poder fazer uma melhor negociação.

Se depois de ter estas dicas sobre como fazer uma estufa, decidir fazer por si mesmo(a) a construção, aconselhe-se sempre junto de quem comprar os materiais e de como proceder para construir em segurança. Se fizer instalações elétricas ou canalizações contacte um especialista para não correr riscos desnecessários.


Related posts:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *