Cultivo Mirtilo: conferência sobre a fertilização /cultura

Posted on 03/05/2013 by admin No Comments facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

cultivo mirtilo

Foram mais de 100 interessados em cultivo mirtilo a assistir à conferência “A Fertilização do Mirtilo” em Sever do Vouga de um reconhecido especialista nesta área, Gianpiero Ganarin, do Istituto Agrario Di San Michele All’Adige, de Itália.

Este técnico transmitiu à plateia a experiência italiana no cultivo mirtilo e partilhou técnicas e práticas a implementar para uma correta cultura da planta e consequente otimização da colheita deste pequeno fruto. Aspetos de ordem técnica relativos a fertilização da planta do mirtilo dominaram grande parte da sessão, sobretudo o técnico italiano apontou a absoluta necessidade de colocar nas plantações sistemas de adubação através da rega (fertirrigação) e o acompanhamento técnico organizado e regular.

Gianpiero Ganarin respondeu às muitas dúvidas colocadas pelos presentes ao longo da sessão sobre o cultivo mirtilo, tendo contado, neste ponto, com a colaboração de membros do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e da AGIM.

Veja aqui o relato no site do Ministério da Agricultura.

Cultivo mirtilo em Portugal

Como é sabido o cultivo mirtilo tem tido muito interesse e sido alvo de inúmeras candidaturas de apoio junto do PRODER e estima-se que o nosso país tenha já cerca de 1000 hectares de mirtilos plantados. Esta forte pressão de implantação por parte de muitos produtores, a maioria dos quais vêm de fora do mundo agrícola, sobretudo jovens agricultores, resulta do facto de esta poder ser uma atividade muito rentável, aliada à forte capacidade exportadora das suas produções e, além disso, pela sua produtividade possuir um alto potencial de progressão, a qual virá a compensar, no futuro, eventuais abaixamentos de preços de comercialização que possam vir a ocorrer.

Acrescente-se ainda que a procura por este pequeno fruto não pára de crescer o que augura bom futuro para os produtores. Veja os nossos artigos sobre a rentabilidade do cultivo mirtilo e evolução do preço de importação do mirtilo nos EUA.

Related posts:

facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *