Estufas Agricolas – vantagens, custo e fornecedores

Posted on 01/06/2013 by admin No Comments facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Estufas Agricolas

Nota: ortografia correta é agrícolas, usou-se agricolas para facilitar pesquisa em motor de busca.

 

As estufas agricolas são uma ótima forma de qualquer agricultor contornar as dificuldades climatéricas da zona onde produz ou onde pretende estabelecer a sua produção.

Neste artigo iremos abordar as vantagens das estufas agricolas, preço/custo e fornecedores de soluções de estufas para todo o tipo de cultivos.

Nas estufas agricolas, é possível cultivar num ambiente controlado, totalmente protegido de chuvas, granizos, geadas, onde é possível manter as plantas a crescer sem oscilações de temperatura. Ao permitir contornar o fator clima (até certo ponto), possibilita cultivar plantas que de outra forma não sobreviveriam a certas épocas do ano, ou pelo menos trariam produtividades totalmente diferentes.

 

As estufas agricolas permitem como explicámos um maior controlo do ambiente onde as plantas crescem e se desenvolvem. Dependendo das especificações técnicas da estufa, há fatores críticos de controlo a ter em conta, como sejam a temperatura, níveis de luminosidade e humidade do ar no interior. As estufas agricolas podem ser usadas para colmatar as deficiências de qualidade de terrenos, ou o facto de estes terem má exposição solar, entre outros factores.

Dado que permitem plantar determinados tipos de culturas em qualquer fase do ano, o uso de estufas agricolas tornou-se crucial para o fornecimento estável de produtos alimentares no mundo.

Detalhes sobre estufas agricolas

As estufas agricolas são usadas frequentemente para o cultivo de flores, legumes e frutas. Muitas plantas podem ser cultivadas nas estufas agricolas no final do inverno e início de primavera para depois serem transplantadas para o exterior assim que o tempo aqueça. Recorre-se ao uso de abelhas para a polinização ou a polinização artificial.

É possível ainda recorrer a sistemas de hidroponia nas estufas agricolas, para um maior aproveitamento de espaço e em certos casos, melhor qualidade e mais quantidade de produção.

A gestão de um ambiente fechado tem algumas particularidades, exigindo cuidados especiais no controlo de doenças e pragas, temperatura ou níveis de humidade extremos. É necessário um sistema de irrigação em spray ou gota a gota para fornecer água.

Veja os nossos artigos seguintes para saber mais sobre as culturas mais rentáveis em estufas agricolas,  custo de estufas agricolas e fornecedores de estufas e respetiva instalação.

Related posts:

facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *