Framboesa – o fruto e espécies para comercialização

Posted on 08/05/2013 by Plubee No Comments

Framboesa

A framboesa é uma baga oca que nasce do arbusto framboeseira. A framboesa é uma importante cultura do ponto de vista comercial, cujo cultivo pode ser feito em qualquer clima temperado.

A maioria dos mais importantes cultivares de framboesa vermelha derivam de híbridos entre as espécies R. idaeus and R. strigosus.

framboesa

Outros tipos de framboesa

A framboesa pretaRubus occidentalis, é cultivada em menor escala nos Estados Unidos da América e é muito utilizada, fresca ou congelada, tal como em compotas e outros produtos que retém o sabor único e rico desta fruta.

A framboesa roxa têm vindo a ser produzida também por intermédio de um cruzamento das espécies vermelha e preta, que também já tinha sido encontrada em estado selvagem, como por exemplo no Estado de Vermont, onde a fruta vermelha e preta cresce de forma natural. A comercialização deste tipo de framboesas é no entanto muito limitada neste momento, daí que não se conheçam grandes investimentos nesta espécie.

É uma fruta rica em sais minerais, como ferro, fósforo e cálcio. Possui propriedades antiinflamatórias e possui uma grande quantidade de proteínas e vitaminas A, B1 e B5, manganês, polifenol, ácido gálico e antioxidantes, importantes na eliminação dos radicais livres.


É uma boa fonte de vitamina C e de antocianina, antioxidante que ajuda o organismo a produzir células que repelem vírus e bactérias invasoras. Ajuda a controlar o colesterol e facilita a digestão e a desintoxicação de organismos.

A framboesa, por possuir grande capacidade de propagação, a cada três ou quatro anos, as touceiras precisam ser desmanchadas e as mudas transplantadas em outro local, para que a concorrência entre os ramos não afete a produção. Os frutos começam a aparecer um ano e meio após as mudas serem levadas para o local definitivo.

Após a época de frutificação, deve-se fazer o desbaste das plantas, retirando-se todos os galhos que produziram. O desponte (poda verde) deve ser feito quando as plantas atingirem entre 1,10 m e 1,20 m de altura.


Framboesa – Framboeseira

A framboeseira também se caracteriza por ser um pouco mais rasteira que a silva. Mesmo assim, não se recomenda a formação de parreiras, já que ela só produz nas extremidades do ramo. Deixá-la crescer no canteiro, desde que obedecidas as indicações de poda e desbaste, é a melhor solução para se obterem mais frutos. Outra recomendação importante para manter regular a produção é não deixar mais de 5 a 7 hastes por planta. Desse modo, conseguem-se frutos de maior tamanho.


Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *