Frutos Vermelhos – uma excelente aposta na agricultura

Posted on 01/06/2013 by Plubee No Comments

frutos vermelhos

Os frutos vermelhos são uma das recentes apostas na agricultura mais prometedoras. Frutos vermelhos, ou frutos silvestres, é o nome geralmente dado ao grupo de culturas que engloba os morangos, framboesas, amoras, mirtilos, groselha, como sendo os mais populares. A razão principal para o investimento crescente nestas culturas prende-se com a elevada rentabilidade e preços por Kg que se conseguem, ao mesmo tempo que se consegue produzir quantidades elevadas por hectar.

O motivo pelo qual os frutos vermelhos têm tido um crescente destaque a nível mediático e a nível de aposta nos recentes investimentos agrícolas, prende-se com os benefícios para a saúde que advêm do seu consumo. Deste efeitos antioxidantes, a anti-inflamatórios no organismo, os frutos vermelhos destacam-se pelo seu elevado valor nutritivo.

O consumo de frutos vermelhos tem crescido exponencialmente, com destaque para os mercados nos países desenvolvidos, onde a opção por este tipo de produtos é mais frequente, dado o elevado poder de compra nestes países.

Se atentarmos no caso dos mirtilos, por exemplo, é fácil constatar que o consumo de frutos vermelhos como este não tem parado de aumentar, com preços muito interessantes na sua comercialização como falamos aqui.

Frutos Vermelhos PRODER


A cultura de frutos vermelhos tem conhecido também um número crescente de candidaturas a programas de apoio à agricultura, como o PRODER. Nestas candidaturas têm predominado os investimentos no mirtilo, framboesa, amora e morango, tanto a nível de produção integrada como produção biológica, para responde à crescente procura por este tipo de produtos pelos consumidores nacionais e estrangeiros.

A produção biológica de frutos vermelhos consegue valores superiores por Kg de produção do que na produção integrada, pelo facto de gerarem menor quantidade por hectar e por terem um valor superior para o consumidor que cada vez mais privilegia as melhores opções para a sua alimentação e saúde.

Nota: incluímos a amora e mirtilo neste artigo, embora não sendo frutos vermelhos, são frutos silvestres e relacionam-se com os restantes por serem frutos de arbusto também.

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *