Gogi – bagas goji, produção, plantação e rentabilidade

Posted on 02/07/2012 by Plubee No Comments

gogiNota prévia: este artigo emprega a palavra “gogi” propositadamente, com o intuito de fornecer informação sobre o fruto “goji”. A ortografia correta do fruto ou das bagas é “goji“.

Bagas Gogi

A baga gogi (corr: goji) é cada vez mais consumida no mundo e ganha maior interesse por parte de distribuidores e produtores. São conhecidos os vários artigos e opiniões sobre a baga gogi (corr: goji)e os seus alegados benefícios para a saúde. Entre estes benefícios é geralmente mencionado o seu alegado poder antioxidante e anti-inflamatório. Para além destes, a gogi (corr: goji) é também considerada um superalimento pelo seu alto valor nutritivo (aminoácidos, proteína, vitamina C, fibra, ferro, cálcio, zinco, selénio, entre outros).

A baga gogi (corr: goji) tem como maior produtor mundial a China, região donde é aliás originária. Já é usada na medicina chinesa há longos anos, tanto o fruto como a própria folha que pode ser usada para chás.

Plantar Gogi

Para informações sobre como plantar gogi (corr: goji), consulte este artigo. que discute algumas técnicas usadas por pessoas que profissionalmente ou de forma amadora já começaram a lidar com esta planta.

O Gogi  (corr: goji) tem visto o seu consumo crescer a nível mundial de forma sustentada, ainda que o preço para o consumidor seja consideravelmente elevado. Este crescimento no consumo provavelmente conduzirá também a um aumento de preço se não houver crescimento na oferta simultaneamente, motivo pelo qual cresce o interesse de agricultores nesta baga. É importante notar que o consumo do Gogi  (corr: goji) é feito em seco geralmente, o que exige a quem produz que execute esta operação ou que consiga comercializar a mesma em fresco a quem o faça posteriormente.

O facto de o seu consumo em seco estar generalizado acarreta uma vantagem simultaneamente pois há maior garantia para quem produz de que não perde a colheita caso não consiga comercializar atempadamente, uma vez que o Gogi  (corr: goji) em seco tem uma conservação muito superior.

Rentabilidade / Produção Gogi


A rentabilidade de plantar gogi   (corr: goji) está diretamente associada à produtividade por hectar e ao preço por Kilograma. Temos estado a tentar recolher o maior número de dados possíveis por parte de produtores, no entanto ainda não há muita informação disponível. Das pesquisas e contactos, é possível apurar produtividades máximas para quem quer plantar goji, de cerca de 7.000 a 8.000 kilos de fruto por hectar (com irrigação). Relativamente a preços a informação é ainda mais escassa, mas notícias do início do ano indicam que os preços para o produtor podem estar próximos dos 5,50 € por Kg. Nestas condições, 1 hectar de plantação poderia gerar receitas na ordem dos 40.000€.

Continuaremos a atualizar os artigos sobre gogi (corr: goji) mediante a descoberta de nova informação sobre a rentabilização do seu cultivo, mais orientações sobre a produção e produtividade e outras informações relevantes. Subscreva a nossa newsletter ou visite-nos semanalmente, consultando as nossas Publicações ou o nosso Blog.

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *