Hidroponia Morangos – produção e informação

Posted on 09/11/2013 by Plubee No Comments Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

hidroponia morangosEste artigo pretende abordar a hidroponia morangos, casos de sucesso com hidroponia morangos, fotos de uma visita a uma empresa de produção e ainda algumas noções e conceitos relacionados com a hidroponia morangos.

Como em todos os nossos artigos, alertamos que estes são uma tentativa de dar mais informação aos nossos leitores, não pretendendo substituir o apoio de técnicos qualificados, para aqueles que estão interessados em investir nesta forma de cultivo.

A hidroponia morangos tem estado sob foco de atenção nos últimos anos graças a um conjunto de técnicas inovadoras que vieram permitir não aumentos de produtividade neste tipo de cultura, mas também garantir produção durante todo o ano, abrindo novas oportunidades de negócio para aqueles que se dedicam à hidroponia morangos. Temos assistido também a alguns casos de empreendedores portugueses que apostaram neste investimento com apoio do PRODER.

Hidroponia morangos – que variedades produzir?

Uma rápida pesquisa na net dá-nos informação sobre inúmeras variedades de morangos, desde as que dão fruto mais precoce, às que dão fruto mais tarde, às que dão fruto todo o ano. Para efeitos de produção de hidroponia morangos é prática comum recorrer-se a variedades que produzem o ano inteiro. De acordo com fontes disponíveis são elas as: Yellow Wonder, Mount Everest, Fresco, Queen Elizabeth (a mais rápida) e as espécies holandesas: Elvira, Vima Zanta, Gigantella Maxima, Corona.

O crescimento da planta começa com temperaturas numa amplitude entre 3 graus Celsius negativos e 2 positivos, com o florescimento a começar 2 a 3 semanas após o aparecimento das primeiras folhas. O processo de produção do fruto completo demora entre 20 a 25 dias.

Hidroponia morangos – visita a uma quinta

hidroponia morangos quintaNo âmbito de uma visita a uma quinta o autor deste artigo tivemos a oportunidade fotografar uma produção em hidroponia morangos ao vivo e perceber um pouco mais do processo. A origem e técnicas empregues no cultivo aplicado nesta quinta provém da Holanda, tendo sido deste país que foi importada a tecnologia. Toda a montagem da estufa, canais e túnes, sistema de irrigação, plantas são importadas da Holanda. Posteriormente são adquiridos os substractos nos quais a planta é colocada, assim como os diferentes nutrientes com que é enriquecida a água para a alimentação das plantas. Segundo o dono da quinta, as variedades escolhidas foram também as everbearing, ou seja, as que produzem todo o ano, garantindo assim um fornecimento constante à cadeia de distribuição na qual este produtor se inseria e realçando aqui as vantagens do sistema hidroponia morangos.

Para além do fornecimento todo o ano, a grande vantagem deste sistema é o maior controlo exercido sobre a produção, uma produtividade acrescida por hectar pela maior concentração de plantas e boa produtividade das mesmas e ainda os menores custos de mão de obra, nomeadamente a nível da apanha que por colocar as plantas todas ao mesmo nível e bem acessíveis, torna o processo menos moroso.

Todos estes factores contribuem para que a hidroponia morangos proporcione uma maior retenção de valor acrescentado junto do produtor, numa altura e contexto no quais os custos de produção aumentam e os preços de venda têm a tendência para não reflectir estes acrescidos encargos.

Publicaremos brevemente mais informação sobre:

– produção de morangos em hidroponia;

– plantar morangos / cultivo de morangos;

– entre outras informações.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *