Hidroponia – segredos, vantagens, passos para produção

Posted on 10/07/2013 by Plubee No Comments Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

hidroponia 1Este artigo é uma introdução à hidroponia e resumo da informação essencial para quem planeia iniciar-se neste sistema de produção. A hidroponia está cada vez mais em destaque nos tempos recentes, apesar de ser uma técnica de cultivo relativamente antiga. O motivo para o ressurgimento desta técnica prende-se com a sua maior produtividade, que permite rentabilizar melhor os espaços, assim como o facto de não exigir terreno propriamente dito. Estes factos entre outros que passaremos a explicar.

As diferenças fundamentais da hidroponia

As plantas que são cultivadas em hidroponia são consideradas por alguns autores como sendo mais saudáveis do que as plantas cultivadas em solo. As plantas obtém os nutrientes na proporção adequada e raramente entram em contacto com pragas ou doenças. Os sistemas de hidroponia mais eficientes conservam água e nutrientes ao prevenirem a evaporação e perdas. A hidroponia permite o cultivo nas regiões mais inóspitas e áridas.

A hidroponia permite ainda um cultivo com muito menor espaçamento entre plantas, pois os nutrientes são todos distribuídos de forma equitativa entre estas. Ao cultivar em ambientes controlados, é possível ao agricultor evitar todos os custos inerentes à preparação de solo, fitofarmaceuticos, insecticidas, entre outros produtos, assim como é possível controlar problemas como seca e excesso de água.

A grande diferença da hidroponia face ao cultivo tradicional é o esforço que exige da planta. No cultivo em solo, a planta precisa de desenvolver muito as suas raízes para que consiga obter os nutrientes necessários para se alimentar. Na hidroponia, este esforço e energia são poupados e redirecionados para o desenvolvimento da planta, folhas, flores ou fruto.

Outro aspecto muito importante é o fornecimento de oxigénio, que é reforçado neste sistema, aumentando o metabolismo da planta, assim como as suas taxas de crescimento. Este é outro aspecto que torna a hidroponia muito diferente do método tradicional de cultivo em solo.

Estas são as diferenças fundamentais que fazem com que o crescimento em hidroponia seja mais rápido e se consigam produtos saborosos e nutritivos neste sistema.

Mais recentemente, têm vindo a ser desenvolvidos outros sistemas, baseados na hidroponia, que têm vindo a ter resultados surpreendentes também e que a seu tempo iremos abordar em artigos futuros.


Benefícios da hidroponia:

– Eliminação de problemas típicos de plantação tradicional em solo, como pragas, fungos e doenças;

– Eliminação do problema de ervas daninhas (ou semelhantes), sementes não germinadas, o que elimina a necessidade de uso de herbicidas e reduz mão-de-obra;

– Redução de problemas com a saúde das plantas e mão-de-obra associada com o tratamento dos solos e tratamentos contra pragas/doenças;

– Maior aproveitamento do tempo, dado que não existe qualquer período de pré-preparação do solo entre plantações;

– Produtividades maiores, por melhor nutrição da planta, melhor aproveitamento de espaço e ciclos de maturação mais reduzidos.

Nota: O uso desta informação é da responsabilidade do leitor; este artigo pretende concentrar informação sobre o assunto em causa e não influenciar uma escolha de investimento. Faça a sua própria pesquisa e recolha de informação adequada, antes de tomar qualquer decisão.

Passos para produção em hidroponia

Brevemente teremos um artigo dedicado aos passos para produção em hidroponia, mas um bom começo é ler o nosso artigo “Horta Hidroponica“.

O artigo é importante para quem pretende estudar uma produção a nível comercial, mas também para quem pretende começar a aprender mais sobre o tema e sobre como instalar uma pequena produção em casa, pois tem informação sobre como iniciar e como planear a sua própria horta em hidroponia e os benefícios que lhe pode trazer.

Related posts:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *