Mirtilo – Tipos de plantas e como produzir

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

mirtilo

Produção de Mirtilo

Determinado tipo de climas podem trazer dificuldades acrescidas à produção de mirtilo. No entanto, com a introdução de plantas de Mirtilo com maior resistência ao Inverno, com um crescimento vertical da planta mínimo assegurado e com um Mirtilo de tamanho superior tem vindo a aumentar o potencial da produção de Mirtilo para comercialização.

Desde que esteja assegurada uma boa escolha de localização e métodos de cultivo, plantas de altura média podem trazer grandes potenciais de longo prazo (em zonas aconselhadas) de produção de Mirtilo até 30 ou mais anos. 
Por estes motivos, esta cultura tem tido uma procura crescente por parte de jovens agricultores ou agricultores previamente instalados que se candidatam às ajudas do PRODER que procuram beneficiar da potencial rentabilidade deste pequeno fruto e ainda do crescente consumo da baga pelos seus benefícios para a saúde que a tornam muito apetecível pelo consumidor final.


Escolher o tipo de planta de mirtilo (Cultivares)

Os cultivares de Mirtilo mais adequados para produção em Portugal produzem fruta saborosa em arbustos de estatura alta ou média-alta e adaptam-se bem ao nosso clima. Os cultivares mais procurados e usados em Portugal para produção comercial são: Duke, O’Neal, Bluecrop, Ozarkbue, Goldtraube, Misty e Patriot. A espécie Patriot, por exemplo, geralmente atinge alturas de 100 a 150 cm e com um diâmetro de 100 a 150 cm também. Conseguem-se produções de 1,36 Kg a 5,44 Kg por planta. Produz um mirtilo de tamanho grande, doces e com um sabor aromático. Em climas mais frios os valores de dimensão e produção tenderão a ser mais próximos dos limites inferiores dos intervalos apresentados. Refira-se que a planta do mirtilo apresenta um crescimento lento, especialmente quando comparada a outras plantas de fruta, motivo pelo qual pode demorar entre 8 a 10 anos até atingir a maturidade. É normal conseguirem-se grandes produções já a partir do 5º ano.


Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail