Pera Rocha – dicas sobre a cultura e plantação

Posted on 25/08/2014 by Plubee No Comments

pera rochaO artigo de hoje irá focar sobre a pera rocha, sobre a cultura deste fruto tradicional português e focará em dicas de plantação de um novo pomar de pera rocha.

Plantar pera rocha tem uma dificuldade muito similar à de plantar maçã. Em certa medida de acordo com os especialistas, a pera rocha é mais fácil de cultivar do que a maçã dado que cresce vigorosamente, tende a ser mais resistente a pragas e doenças e são menos difíceis de podar. Só há um aspecto no qual a pera rocha pode ser mais exigente do que a maçã. Exige mais calor e mais luz solar do que aquela fruta e requer melhor protecção de ventos e geadas, pelo que a decisão de onde plantar é extremamente importante.

Plantar árvores de pera rocha

As árvores de pera podem ser comercializadas em raíz ou em vaso. As árvores novas geralmente podem ser adquiridas com um, dois ou três anos. As árvores de dois e três anos são mais caras, no entanto já foram treinadas e podadas pelo viveiro pelo que para quem está a iniciar podem ser uma boa escolha.

Quando plantar pera rocha

Deve plantar a árvore de pera rocha em raíz no Outono ou Primavera, quando as árvores estão no seu período de dormência. Em zonas mais frias procure plantar na Primavera. Para árvores envasadas pode plantar em qualquer altura do ano, mas evite em regra plantar tarde na Primavera ou em meses deVerão demasiado quentes e secos.

Onde plantar pera rocha

As peras necessitam de um local quente, protegido de ventos fortes. Em regra deve usar estacas para assegurar o bom crescimento da árvore e apoio da mesma quando esta é mais jovem. Evite zonas com maior propensão à formação de geada.

A pera rocha cresce melhor em solos profundos com boa drenagem e um pH por volta dos 6.5. Embora não pareçam adaptar-se tão bem a solos pesados têm mais resistência  a solos com maior percentagem de argila do que a maçã. Têm dificuldades em solos arenosos e alcalinos onde são mais susceptíveis a certas doenças.

A plantação de pera rocha é passível de ser apoiada por apoios PRODER.

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *