Plantar amendoeiras – passos para produção e rentabilidade

Posted on 01/07/2013 by Plubee No Comments

plantar-amendoeiras

Se plantar amendoeiras vai perceber que é uma árvore pequena e compacta que pode atingir entre 5 a 10 metros de altura. São árvores da mesma família que os pessegueiros e as amêndoas desenvolvem-se dentro de pequenos frutos, como se fossem um caroço de um pêssego.

Se quiser plantar amendoeiras que lhe produzam amêndoas comestíveis, tem que plantar amêndoa doce e não amêndoa amarga. Correspondem a dois tipos de amendoeira. As amêndoas amargas contém cianeto (!), pelo que o seu consumo não é possível. Pode plantar amendoeiras de outras variedades que produzem flores, mas que não produzem o fruto (amêndoa). Estas são consideradas árvores ornamentais. Convém perceber bem que tipo de semente ou árvores está a comprar quando se deslocar ao viveiro.

Plantar amendoeiras e a origem da amêndoa

As amêndoas são nativas do Médio Oriente e não crescem em climas frios. Nos Estados Unidos, existem vários produtores de amêndoa mas essencialmente na Califórnia e não em muitas mais regiões.

Plantar amendoeiras – passos para o cultivo

Para plantar amendoeiras, comece por adquirir as árvores num viveiro de sua confiança e escolher um local de plantação com elevada exposição solar e que dê garantias de que não haja retenção de água à volta das raízes da futura árvore.

Abra um buraco onde pretende plantar, garantindo que o solo por baixo das raízes fica solto. Plante cerca de 5 cm abaixo do solo e cubra. Plantar amendoeiras deve ocorrer no Outuno, para que a árvore passe o Inverno e germine na Primavera. Pode ainda cobrir o local com rede forte para impedir a passagem de roedores. Pode ainda adicionar um pouco de areia para garantir uma drenagem adequada e um pouco de fertilizante misturado na terra que usarpara tapar a cova. É importante garantir a boa drenagem do solo pois como indicámos acima esta planta é originária do Médio Oriente e excesso de água é o que queremos evitar.

Algumas variedades de amendoeiras necessitam de outras árvores para a sua polinização, é importante assegurar a espécie que escolhe junto do seu viveiro. As árvores devem ser plantadas com 6 a 9 metros de espaçamento.

Se quiser apenas fazer uma experiência e tiver pouco espaço para plantação pode procurar a variedade Garden Prince que é auto-polinizadora e produz amêndoa comestível e comercializável. Tem a vantagem ainda de não crescer mais do que 2 metros.


Plantar amendoeiras e cuidados a ter com as árvores

Durante o primeiro ano, deve aplicar estrume na terra no início da Primavera e pode regar generosamente as árvores uma vez por semana durante o Verão.

Durante o Inverno, entre Dezembro e Janeiro, procura fazer a poda da árvore, para permitir a entrada de mais luz e promover o crescimento de novos ramos. Corte ramos “ladrões” no centro da árvore, assim como ramos frágeis, doentes ou mortos. Remova todos os frutos na árvore que não caíram, assim como os que ficaram no solo, para evitar aparecimento de pragas. Pode ainda aplicar um fitofarmaceutico para lidar com eventuais pragas na árvore.


Durante a Primavera e antes da primeira rega, fertilize as árvores mais adultas com estrume (13 kg por árvore ou o equivalente noutro fertilizante). Para árvores mais jovens use pequenas, mas frequentes doses de azoto durante a época de crescimento. Regue diariamente com sistema de gota para satisfazer as necessidades diárias da planta. Use rega de spray a cada 1 a 3 semanas, cerca de 2 a 3 semanas depois das últimas chuvas de inverno. Árvores a crescer em solos menos compactos ou mais arenosos podem precisar de rega um pouco mais frequente.

Durante o Verão continue a regar como durante a Primavera. Fertilize as árvores na mesma proporção que na Primavera, mesmo antes da última rega antes da colheita. Aplique água abundante com o estrume. Os frutos estão prontos para a colheita quando a sua casca se começar a partir/dividir e estiver seca e castanha. Pode optar por colher com casca ou separar já a casca. A amêndoa pode ser comercializada das duas formas, dependerá do canal de comercialização que eleger. Colhendo com a casca tem a vantagem de poder congelar os frutos para matar qualquer larva ou outro insecto eventualmente presente. Mantenha-as em sacos de plásticos para evitar contaminação da sua produção.

Durante o Outuno,  ou logo após a queda das folhas mas antes das chuvas de inverno, para reduzir danos provocados por fungos na próxima primavera aplique e pulverize uma solução com cobre.

Plantar amendoeiras – resumo

Tipo de Solo: boa drenagem e solto

Exposição Solar: Elevada

Dificuldade Cultura: Média


Plantar amendoeiras – rentabilidade desta cultura

Brevemente teremos nova informação sobre a rentabilização do cultivo da amêndoa, com a explicação do porquê o plantar amendoeiras poder ser uma cultura muito mais rentável que as frutas tradicionais de supermercado. Subscreve a nossa newsletter ou visite-nos semanalmente, consultando as nossas Publicações ou o nosso Blog.

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *