Plantar Castanheiros – como plantar e rentabilizar a cultura?

Posted on 05/06/2013 by Plubee No Comments

plantar castanheiros

Como plantar castanheiros

Os agricultores mais experientes preferem plantar castanheiros durante a Primavera, uma vez que o Outono pode trazer perdas significativas com as populações de ratos. É comum, dependendo da forma como se armazenar as sementes, que as mesmas comecem a rebentar no final de Fevereiro/Março, mesmo não estando plantadas. Se a raíz crescer mais do que 3 cm, a sua plantação com sucesso pode ficar comprometida.

Plante a semente com a raíz para baixo, ou no caso de não existir raíz, de lado numa parte achatada. Mesmo que esteja a plantar durante a Primavera, se o fizer em zonas de bravio, pode perder a planta devido aos possíveis roedores existentes na zona. A forma de conseguir contornar esta situação é plantar num ambiente tipo-jardim, em caixa, que proteja a planta dos animais existentes. Posteriormente pode mover as árvores, quando estas já tiverem 1 ano de idade (ou mais) para o seu local final de plantação. Plante a semente a cerca de 3 cm de profundidade e quando tiver cerca de 20 cm de altura (sensivelmente aos 4 meses de idade), pode plantar no local de plantação final.

As sementes podem ser semeadas em Março para transplantação em meados de Maio. Não transplantar até que termine a época de geadas na sua zona.

Solo para plantar castanheiros


O melhor solo para plantar castanheiros é um solo húmido mas com boa drenagem. Solos com demasiada água podem matar a semente, pelo que solos mais arenosos são os ideais. Solos com composição em argila até 40% não são tão desejáveis. Quanto mais profundo for o solo, melhor o crescimento que pode proporcionar.

Os castanheiros preferem solos ligeiramente ácidos, tal como os mirtilos por exemplo. Com pH’s acima de 6.5 os níveis de azoto podem ser limitativos, pelo que idealmente deve ter um solo com um pH deste valor ou pouco abaixo.


Geralmente a planta não deve ser fertilizada no primeiro ano, no entanto se as folhas ficaram amarelas antes do início de Agosto, deve-se aplicar cerca de 115 gramas de 10% de azoto.Agricultores biológicos recorrem a emulsões de origem animal (peixe) como fonte de azoto. Como regra, deve-se aplicar cerca de 45 gramas de fertilizante em grão por cada cm de diâmetro do tronco, metade na Primavera e metade no Verão. Aplique o fertilizante uniformemente na zona da raíz, numa área circular com diâmetro de 15 cm à volta do tronco. 

Para plantar castanheiros pode optar por espaçamentos de 6 em 6 metros, podendo aumentar para o dobro. Espaçamentos menores podem ser importantes para maiores produtividades.

Plantar castanheiros é uma atividade apoiada pelo PRODER também, pelo que para quem se pretende iniciar nesta cultura, pode solicitar-nos informações adicionais (visite a página “Contacto).

As dicas dadas aqui são apenas informações gerais e não devem ser seguidas às cegas numa plantação. Para quem quer plantar castanheiros e apostar nesta cultura é necessário o acompanhamento de um engenheiro agrónomo que adeque os tratamentos às necessidades.

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *