Plantar Ervas Aromaticas – começar uma plantação

Posted on 17/07/2014 by Plubee No Comments

plantar ervas aromaticasEste artigo irá focar sobre o tópico plantar ervas aromaticas e pretende dar alguma informação a potenciais produtores sobre as culturas possíveis dentro deste tópico.

A primeira questão que geralmente se coloca para um investidor que pondera investir em plantar ervas aromaticas prende-se com a escolha das variedades que poderão trazer mais rentabilidade a um terreno.

Plantar Ervas Aromaticas – que variedades?

Dentro das ervas aromaticas podemos encontrar inúmeras variedades, cada qual com as suas especificidades e mais importante ainda, com as suas aplicações. A aplicabilidade das ervas irá influenciar por exemplo a forma de escoamento do produto. Em regra as ervas aromaticas são usadas para culinária e para fins medicinais, no entanto existem outras aplicações como por exemplo a indústria dos aromas e perfumes.

A primeira preocupação de um investidor que queira plantar ervas aromaticas deve ser o seu escoamento. Para que mercados irá vender? Mercado Nacional? Produto em fresco ou seco? Mercado de exportação?

Se a sua intenção for a de comercializar para o mercado nacional é fundamental procurar um mercado para o escoamento antes de sequer pensar em investir em plantar ervas aromaticas. Muitas das ervas aromaticas em fresco são comercializadas em grandes superfícies que já têm acordos de comercialização com produtores/distribuidores.

Se estiver a pensar investir em plantar ervas aromaticas para o mercado nacional, as variedades mais típicas que encontra numa grande superfície são: alecrim, bolbo, cebolinho, coentros, erva-cidreira, estragão, funcho, hortelã, hortelã-pimenta, louro, manjericão, orégãos, rosmaninho, salsa, salva e tomilho.


Os preços de comercialização para o consumidor final para estas ervas estão dentro do intervalo de 20€ a 70€ por kilograma de ervas em fresco. O motivo para este elevado preço é claro a questão da produtividade em kilogramas por hectar e o facto de serem ervas frescas com prazos de validade muito curtos, dando facilmente origem a desperdícios.

Se o seu objectivo da actividade de plantar ervas aromaticas for a exportação, sugerimos que antes de começar se dedique a contactar produtores nacionais já em actividade.

Como exemplo referimos o caso de dois produtores da zona de Aljustrel que se dedicam ao cultivo das seguintes espécies: estragão francês, hortelã, manjerona, segurelha e tomilho. A escolha das culturas foi feita de acordo com as condições climatéricas da zona e a procura existente para as ditas culturas.

Plantar Ervas Aromaticas – área de terreno, rentabilidade e escoamento

O artigo seguinte explica um pouco sobre mais sobre as plantas aromaticas, nomeadamente iremos focar sobre:

– com que área de terreno começar uma produção;

– produção biológica ou tradicional;

– qual a produtividade e rentabilidade que se consegue tirar das plantas e das suas variedades;

– quais os canais de escoamento para mercado de exportação.

Para aceder a este artigo e informação por favor clique aqui.

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *