Plantar Framboesas – passos para o cultivo

Posted on 08/05/2013 by Plubee No Comments Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Plantar Framboesas

plantar framboesas
A framboesa vermelha cresce melhor em locais com alta exposição solar e com boa drenagem de solo. A inclinação do terreno não deverá ser superior a 12%. Quando falamos em boa drenagem, convém não confundir com a inclinação do terreno, pois este pode ter inclinação mas ter um solo com má drenagem.

Outro aspecto a ter em conta é o pH do solo que se deverá situar entre os 5,5 e os 6,5, sendo que o solo deverá ser analisado durante o Outuno, antes de se efetuar a plantação durante a Primavera portanto. Não plantar framboesas vermelhas em terrenos onde tenha havido prévias plantações de pimentos, beringelas, tomates, batatas ou morangos. Solos nestas condições exigem um tratamento prévio para criar as condições para plantar framboesas.

Compassos para plantar framboesas

As framboesas vermelhas são geralmente plantadas em carreiras com um espaçamento de 1,5m a 3m, consoante a dimensão do equipamento que se prevê utilizar na exploração, e com um espaçamento de 30 a 60 cm entre plantas, consoante a intensidade de plantação planeada.

Altura do ano para plantar framboesas

É ideal plantar numa época posterior à das geadas agressivas. Em muitos locais em Portugal, como norte e regiões do centro é normal a ocorrência de geadas até Abril-Maio. Após a plantação deverá aplicar uma camada de palha para revigorar a planta e melhorar a taxa de sobrevivência das mesmas. Esta camada só deve ser usada durante o período de implantação, dado que posteriormente, níveis elevados de humidade podem trazer doenças às plantas.

A planta irá produzir muitos “ladrões” no primeiro ano, pelo que deverá haver o cuidado de verificar a necessidade de poda das plantas. As carreiras deverão ter uma largura de cerca de 30 cm.

Sistemas de Irrigação

Uma adequada irrigação irá ajudar a garantir uma produção consistente ano após ano. Um sistema de irrigação gota-a-gota é ideal para regar junto à raíz da planta, não molhando desse modo a fruta diretamente e diminuindo a quantidade de água evaporada, conseguindo um rendimento global melhor da rega.

Related posts:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *