Plantar Goji – passos para o cultivo e rentabilidade

Posted on 17/06/2013 by Plubee No Comments Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

plantar goji

Plantar Goji

A atividade de plantar goji, ou bagas goji, está a começar a ganhar cada vez mais interessados. Apesar desta planta e desta baga já serem há muito cultivadas em países como a China, estima-se que o crescimento exponencial do seu consumo irá originar uma subida do seu preço o que irá, com toda a probabilidade, dar azo a mais produtores a tentarem plantar goji.

De facto esta pode ser uma cultura muito interessante como referimos acima, especialmente em Portugal, dado que as bagas que consumimos são geralmente compradas em grandes superfícies que as importam do estrangeiro.

Daí que à semelhança de outras culturas de pequenos frutos, plantar goji se possa tornar uma atividade rentável e que irá receber apoios PRODER para suprir as necessidades internas e diminuir as importações portuguesas deste fruto.

Como Plantar Goji

As bagas goji não são difíceis de plantar, toleram alguma sombra, no entanto preferem boa exposição solar para maiores produtividades. São resistentes e portanto quando mais crescidas, toleram bem o vento e mesmo ar húmido e salgado (para quem tiver terreno perto do mar), assim como períodos de seca.

Plante em solo bem drenado, previamente enriquecido com estrume. Plante as plantas com pelo menos 2 metros de distância. Se quiser plantar com a semente do fruto já seco, convém deixar a baga em água durante dois ou três dias antes de cortar o fruto e retirar e secar cuidadosamente as sementes. Deixe secar durante uma semana e depois espalhe-as em solo bem húmido (mantenha o solo tapado para se manter húmido). Ao fim de 4 a 6 semanas já deverá ver a planta, nessa altura transplante para um local com exposição solar.

Relativamente à colheita, as plantas começam a carregar de fruto ao fim de 2-3 anos (produtividade máxima no 5ºano). Colha as bagas desde o fim do Verão até ao início das primeiras geadas. Só as bagas maduras são comestíveis. Ter em atenção que as bagas podem escurecer quando colhidas à mão, por isso também pode considerar abanar os ramos com um manto de plástico por baixo onde elas possam cair.



 

Rentabilidade de plantar goji


A rentabilidade de plantar goji está diretamente associada à produtividade por hectar. Dados de produtores chineses apontam para produtividades máximas para quem quer plantar goji, de cerca de 7.000 a 8.000 kilos de fruto por hectar (com irrigação). Veja aqui este artigo sobre os números desta planta de acordo com estes produtores.

Dada a crescente procura por este fruto, dadas as suas características e benefícios para a saúde é previsível antever uma subida na procura por este fruto, assim como aumentos no número de produtores. Apesar de ainda não haver muita informação disponibilizada pelos departamentos de estatística dos vários países produtores e importadores, continuaremos a atualizar este artigo.

É importante nunca é demais realçar a necessidade de prever bem o investimento e os valores de rentabilidade que pode obter de uma plantação. Não termine a sua pesquisa por este artigo, pois apenas tentamos recolher informação e partilhá-la com os leitores, sendo que não podemos garantir a fiabilidade dos números apresentados por produtores dos quais desconhecemos a contabilidade real.


Related posts:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *