Plantar Kiwi – como começar plantação / produção

Posted on 18/07/2013 by Plubee No Comments Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

plantar kiwiPlantar kiwi é outra área de potencial para a agricultura em Portugal. Progressivamente, mais agricultores dedicam uma parte do seu terreno a este cultivo, essencialmente por ser um fruto que não produzimos em quantidade suficiente no nosso país para satisfazer a procura interna. Plantar kiwi, é outra cultura que pode ser alvo de apoios do PRODER para terrenos com pelo menos 3 ha de área em regadio.

Kiwis crescem numa espécie de vinha (pode plantar kiwi em vaso de grande dimensão também) que pode chegar até 4,5 metros de comprimento, pelo que necessitam de um espaço razoável para o seu desenvolvimento. É uma planta que resistem bem a invernos rigorosos, sendo a variedade Hayward a mais conhecida e plantada.

O kiwi tem um ótimo valor nutritivo, com bons valores de potássio, cobre, vitamina A e C. Apesar de poder parecer estranho, a pele do kiwi é comestível, se conseguir “ultrapassar” a sensação estranha da mesma. Claro está que tem que estar bem lavado o fruto antes do consumo.

Plantar Kiwi – indicações

Geralmente, dependendo do tipo de planta, deverá precisar de machos e fêmeas para garantir a polinização. Uma vinha macho é geralmente suficiente para 5-6 fêmeas sem problema.

Algumas variedades mais recentes de kiwi são auto-polinizadoras, eliminando esta regra, mas geralmente a opção recai sobre o Hayward.

O solo ideal para plantar kiwi Hayward deve ter um pH entre 5,5 e 6 de acordo com a informação disponível.

Para plantar kiwi deve cavar bem o solo e adicionar estrume na época da plantação. Tome em atenção que a planta vai crescer bastante, pelo que deve procurar plantar kiwi de 3 em 3 metros. Cada planta deve ser o seu sistema de suporte. Geralmente deve procurar ter uma vinha macho pelo menos a cerca de 6 metros de distância para garantir uma adequada polinização. Pode usar um sistema de suporte semelhante ao da vinha para uvas.

Quando plantar kiwi, para que a planta cresça bem, não a plante junto de um poste ou pau vertical. Em vez disso prenda um arame vertical ao sistema de suporte que pretende que a planta atinja e preencha. Se usar um arame, evita que a planta se enrole nele durante o crescimento, mas antes cresça verticalmente de forma mais ou menos linear (que é a ideal e desejada).


É importante escolher um local com boa exposição solar ou que eventualmente tenha alguma sombra ao fim da tarde. Ajudará também que o terreno tenha alguma inclinação para garantir uma drenagem adequada da água do solo, evitando assim o excesso de água na raíz da planta, que pode trazer grave prejuízo.

Desde que o solo seja fértil e tenha colocado bom estrume e em quantidade no momento da plantação, não deverá precisar de acrescentar grandes produtos ao solo. Antes da plantação pode reforçar os níveis de azoto em 10-12 gramas por planta por mês (de Maio a Julho – 3 meses), numa área circular à volta da mesma. No ano a seguir ao da plantação pode colocar uma quantidade a dobrar de azoto por planta por mês (de Abril a Julho -4 meses). No 3 e 4º anos pode adicionar 80 a 110 gramas por planta em meses alternados desde Março a Julho. A planta de kiwi gosta de fósforo e potássio, pelo que ao testar o seu solo é importante verificar se tem boas quantidades destes nutrientes, caso contrário poderá reforçá-los.


Plantar Kiwi – controlo de pragas e doenças

Não há grande problemas de  insectos ou pragas que assolem esta cultura, o que torna plantar kiwi algo atractivo quando comparado com outras culturas. A maior preocupação são geralmente animais na zona. Pássaros atacam a fruta e numa fase mais inicial da plantação há que ter cuidado com populações de gatos ou mesmo cães pois facilmente podem destruir a planta, na sua fase mais frágil. Pode exigir investimento numa cerca ou rede para protecção no início da plantação.

Plantar kiwi – a sua colheita e armazenamento 

Pode começar a obter fruta no segundo ano, embora o 3º ano seja mais certo, com a planta a atingir a maturidade ao fim de 6 anos. Uma vinha de kiwi bem tratada pode atingir produtividades de 45kg por planta e a planta pode durar até 50 anos.

A grande vantagem do kiwi é que se conserva bastante tempo depois de ser colhido, desde que esteja num ambiente seco e de baixa temperatura. Por este motivo, há mais tempo para o produtor conseguir organizar a venda da fruta que produziu, algo que não acontece em muitas culturas.

Exposição solar: máxima ou com reduzido período de sombra
Necessidades hídricas: necessita de boa quantidade de água
Tipo de solo: com boa drenagem

Nota: as informações constantes deste artigo, como todos os outros neste site, constituem uma ligeira orientação. Consulte sempre um técnico qualificado para qualquer plantação/cultura.


Related posts:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *