Plantar nogueiras e preço de venda da noz

Posted on 12/12/2013 by Plubee No Comments

plantar nogueirasÉ fundamental começar por assegurar que o clima e local que tem em vista são adequados para plantar nogueiras. Dizem os peritos que o solo ideal deve ter boa drenagem e ter um pH ligeiramente ácido entre os 4,5 e os 6,5. Se o solo tiver alguma inclinação é o ideal (muita inclinação não é recomendada devido à dificuldade acrescida na colheita).

Plantar nogueiras – sobre a árvore

As nogueiras são árvores muito apelativas numa quinta e cuja plantação é tradicionalmente mais forte no norte do país. A árvore atinge dimensões consideráveis podendo ser uma ótima fonte de sombra em qualquer quinta, com a vantagem adicional de ao fim de alguns anos começar a produzir os seus óptimos e saudáveis frutos. Plantar nogueiras é um investimento possível ao abrigo dos incentivos PRODER.

Plantar nogueiras – como começar

O melhor a fazer para começar é perceber que variedades são tradicionalmente plantadas no país, ou perto da área do seu terreno. Essa é uma boa indicação desde logo de qual será a melhor variedade para plantar nogueiras, mais apropriada ao clima e características do solo. Deve também decidir se vai optar por plantar nogueiras desde a semente ou se irá plantar uma árvore com um ou dois anos adquirida num viveiro de qualidade reconhecida. Neste artigo iremos reproduzir informação sobre plantar nogueiras a partir da semente.

Plantar nogueiras – Preparar as sementes

O número de sementes que irá plantar dependerá do espaço que tem e quantas árvores pretende ter no seu terreno claro está. Certifique-se que as sementes estão bem limpas, quanto melhor limpas, mais depressa tendem a germinar na primavera. Retirando-as da casca, aumenta a possibilidade de sucesso na plantação da semente. Com cuidado e auxílio de um martelo pode abrir facilmente a noz batendo de lado para as duas metades da casca se separarem perfeitamente. Quando conseguir, já tem a sua semente pronta para plantar nogueiras.

Plantar nogueiras – como fazer


Uma regra geral na plantação de sementes e que se aplica também para plantar nogueiras, é nunca plantar a semente a uma profundidade superior à largura desta. Isto significa que apenas deve fazer um buraco no solo suficientemente fundo para tapar a semente. Pode plantar quando quiser, mas as nozes precisam habitualmente de um período de frio para permitir a germinação na Primavera, pelo que plantar a semente no Outuno é o ideal. Pode plantar mais do que uma para aumentar as chances de sucesso, se as duas germinarem pode sempre transplantá-las. É importante garantir que o local da plantação está protegido pois animais como os esquilos tendem a fazer perseguição cerrada às sementes, podendo facilmente estragar um trabalho bem feito. Se a germinação ocorrer como prevista, vai ver os primeiros sinais da árvore no início da primavera, com a árvore a atingir uma altura de 30 a 60 cm no primeiro ano.

Segundo a informação disponível, é recomendável plantar as árvores com uma distância de 4 metros entre elas e garantir que a zona da árvore está livre de ervas e plantas que possam “roubar” nutrientes necessários ao desenvolvimento normal da planta/semente.


No próximo artigo iremos dar uma rápida análise da evolução do preço da Noz nos mercados de produção em Portugal, para permitir dar mais informação a quem procura investir nesta cultura. Clique aqui para ler.

 

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *