Chia – o que é este superalimento?

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

O que é a Chia?

Chia
A Chia traz um aumento de energia ao corpo humano. Ajuda a restaurar níveis de energia e diminuir estados inflamatórios devido ao seu alto conteúdo em ácidos gordos Ómega-3. Pode ser usada como um agente engrossante, podendo ser acrescentada a saladas, sopas ou iogurte.


A Chia não é apenas mais um produto saudável no mercado. Esta semente tem vários benefícios nutricionais e vantagens que a tornam um “Superalimento” e explicam a exponencial procura. Acrescente-se aliás que este alimento não tem nada de novo. Os Astecas consumiam este alimento diariamente para o seu dia-a-dia.

As sementes de chia têm vindo a ser muito utilizadas por atletas ou desportistas que querem melhorar a sua performance. Esta semente melhora a resistência do corpo humano, com os níveis de energia que lhe confere. Por este motivo já os guerreiros Astecas usavam as sementes antes de combates.

Hoje em dia, a semente é consumida por quem realiza prolongada atividade física, pelo suplemento de vitaminas e minerais que proporciona e pela sua abundante quantidade de ácidos gordos Ómega-3. A Chia também dá ao corpo um suplemento de cálcio e proteína que são perfeitos para fortalecer o tecido muscular. Este facto leva a que  a Chia seja apelidada de rejuvenescedora. As sementes de Chia têm pouco sabor e são muito usadas também em pão, snacks, sobremesas e pizzas.

O consumo de Chia tem sido recomendado por vários especialistas e ganhou especial relevo depois de ter sido nomeado um superalimento pelo Dr. Oz, colaborador e amigo no programa Oprah e um médico com um programa televisivo próprio e uma notoriedade elevada, que arrasta multidões. Veja o vídeo aqui.

Veja ainda o nosso artigo específico sobre as sementes de Chia e as suas principais vantagens em termos de emagrecimento em Publicações – Sementes de Chia.


Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail