Sementes de Chia – Benefícios do consumo

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

As sementes de Chia e as suas vantagens

Sementes de Chia


Perda de peso / emagrecimento – provavelmente uma das vantagens mais conhecidas das sementes de chia é o seu poder de contribuir para a perda de peso. Este benefício está intrinsecamente ligado aos nutrientes e absorção das sementes. São conhecidas por ajudarem a controlar o apetite e os níveis de açúcar no sangue por períodos de tempo mais longos.



Fortalecimento ósseo – as sementes de chia contém muito mais cálcio do que o leite para além do facto da chia contribuir para a absorção do próprio cálcio pelo organismo. O suplemento de cálcio fornecido pela chia é de absorção mais fácil por parte do organismo quando comparado com o cálcio dos lacticínios, razão pela qual as sementes são altamente recomendadas para aqueles que padecem de intolerância à lactose.

As vantagens das sementes de chia estendem-se ao seu conteúdo elevado em ácidos gordos (ómega-3) que são benéficos para o colesterol, fígado, níveis de glucose do corpo e para a mente (os ácidos gordos ómega-3 e ómega-6 são denominados muitas vezes suplementos “mentais ” pelos benefícios e melhorias em pessoas com problemas do foro mental ou estados depressivos. As sementes de chia ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e previnem doenças do coração e fígado. As sementes contém muito mais ómega-3 do que salmão, por exemplo, tornando-as uma óptima alternativa para quem prefere evitar o consumo de peixes com maior teor de gordura.

Fortalecimento muscular – as sementes de chia são uma excelente fonte de proteína também. Têm um óptimo equilíbrio de proteína-hidratos, o que faz com que atuem eficazmente no auxílio da reconstrução muscular.

Dado que as sementes de chia não contém glúten são recomendadas também para aquelas pessoas que são alérgicas à substância ou sofrem da doença de Chrohn ou outras. Os testes efetuados no consumo das sementes demonstraram que mesmo indivíduos com reacções alérgicas no consumo de frutos secos não demonstraram efeitos negativos no consumo das sementes.

Saiba aqui um pouco mais da histórias das sementes de chia e seus usos.


Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail