Maçã – Tipos de plantas e como produzir

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Maçã

Image courtesy of Pixomar / FreeDigitalPhotos.net

 

Produção de Maçã

Um dos aspectos cruciais na produção da maçã e fundamental para qualquer produtor é garantir que o seu pomar de macieiras terá acesso a grandes quantidades de água, essencialmente na altura dos meses mais quentes, que é quando esta é mais precisa. A falta de água nos meses de Verão pode traduzir-se numa maçã de qualidade e tamanho inferior o que compromete irremediavelmente o rendimento do produtor.

Determinado tipo de climas podem trazer dificuldades acrescidas à produção de maçã. A ocorrência de geadas ou queda de granizo são geralmente os maiores riscos para os produtores de maçã, riscos esses que não são compensados adequadamente mesmo no caso de pomares abrangidos por seguros de colheita.

A produção de maçã pode ser comparticipada pelos apoios e incentivos PRODER, no entanto recomenda-se um mínimo de 4 hectares de capacidade produtiva para poder justificar a rentabilidade económica de tal projeto.


Escolher o tipo de planta de maçã (Cultivares)

As plantas de maçã mais frequentemente produzidas em Portugal produzem fruta saborosa e adaptam-se bem ao nosso clima. Os cultivares mais procurados e usados em Portugal para produção comercial são: Royal Gala, Golden Delicious, Red Starking, Fuji, Reineta, Jonagold e ainda a Bravo de Esmolfe, uma qualidade típica do nosso país. Todas conseguem produtividade semelhantes em regime de produção intensiva (40 a 50 ton/ha) com excepção da Bravo de Esmolfe que costuma não ser tão constante e ter produções de 20-30 ton/ ha.
As maçãs de qualidade  Reineta e Bravo de Esmolfe por terem particularidades como variabilidade de quantidade produzida e mesmo algumas pragas/doenças características destas maçãs nem sempre são as escolhidas. As Gala, Golden e Red têm sido mais predominantes nas plantações mais recentes, pela sua atratividade comercial e no caso da Gala, pelo maior valor por Kg conseguido na venda.


Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail