Mirtilos Preço

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Mirtilos preçoUma das primeiras informações que qualquer produtor ou potencial produtor deve procurar obter e certificar-se é sobre os mirtilos preço e quanto pode valer cada kilograma produzido deste fruto.

Mirtilos preço tem vindo a aumentar de forma consistente nos últimos anos, apesar de continuarmos a assistir a um aumento na quantidade produzida, pelo manifesto interesse que os pequenos frutos têm vindo a adquirir (nomeadamente nas candidaturas ao PRODER), muito devido ao facto de permitirem trazer rentabilidades interessantes mesmo a produtores sem terrenos muito grandes (1 hectar ou menos).


Evolução das importações EUA (mirtilos preço e quantidades)

O gráfico e tabela abaixo ilustram a evolução dos mirtilos preço, especificamente nas importações do mercado norte-americano e permitem observar a tendência que referimos acima:

Mirtilos preço



Como se pode constatar, as importações do mirtilo nos EUA têm aumentado de forma quase sempre consistente nos últimos 11 anos. É no entanto importante assinalar a quebra nos mirtilos preço que se verificou em 2007, que desde então não voltou a atingir os mesmos valores, tendo terminado o ano de 2011 com um valor médio de 3,25€ por Kg importado.

Em Portugal é comum a prática de mirtilos preço que rondam este valor, podendo no entanto e de acordo com a qualidade da fruta do produtor, chegar a atingir os 4€ por Kg.


É importante todavia que num momento prévio ao do investimento neste tipo de cultura, já o produtor ou potencial produtor tenha feito um trabalho extenso de identificação dos canais de distribuição mais frequentes do fruto e da possibilidade eventual de pré-negociar a venda da sua futura produção para assegurar o escoamento do produto.

Muitas das empresas que prestam apoio do tipo plantação-chave-na-mão, são também empresas ligadas a veículos de comercialização do fruto que atuam como intermediários, no entanto, sem os riscos do produtor. Nestas situações torna-se imperativa a criação e aderência a estratégias de defesas dos produtores como são as cooperativas, embora não sejam muitos os casos em Portugal em que estas sejam eficientes, pecando muitas vezes na defesa dos mirtilos preço ou do preço de outras frutas que representam.

Por este motivo será cada vez mais importante que os produtores se associem, procurando obter escala pela junção do produto da sua atividade e ganharem força comercial e, consequentemente, poder negocial junto da distribuição.

Apesar da tendência poder ser a de continuação de subida dos mirtilos preço, continuaremos a fazer um trabalho de atualização dos preços para apoiar e informar aqueles que têm pretensões de iniciar a produção deste pequeno fruto.




Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail