Mirtilos

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

O que são Mirtilos?

mirtilos

Mirtilos são bagas de cor azulada produzidos por plantas perenes nativas dos EUA e introduzidas na Europa em meados do século XX. Inicialmente os mirtilos existiam essencialmente no norte dos EUA, no entanto, hoje em dia já é comum observarmos a plantação de espécies de mirtilos mais adaptadas aos climas do sul.

Benefícios dos mirtilos

Os mirtilos são um fruto silvestre consumido há séculos pelo homem, conhecidos pelas suas características de forte antioxidante, motivo pelo qual é recomendado na prevenção de doenças (degenerativas, cancerígenas, visão, entre outras) e é visto como um excelente fruto no combate a dificuldades do sistema linfático, inflamações e no fortalecimento dos vasos sanguíneos.


Como plantar mirtilos?

Veja por favor a nossa página sobre como plantar mirtilos e como escolher a espécie adequada de planta para cultivo aqui.


Utilização dos mirtilos?


Os mirtilos são vendidos em fresco ou processados individualmente em ambiente industrial com a finalidade de serem ultra-congelados, transformados em puré, sumo ou secos. Estes subprodutos permitem a sua inclusão em produtos orientados para o consumidor final como compotas, tartes, queques, snacks e cereais.

Cultivo de mirtilos

O cultivo de mirtilos tem conhecido um forte aumento nos anos mais recentes. Em Portugal é cada vez maior o número de produtores dedicados à produção destes pequenos frutos.

Idealmente o cultivo de mirtilos pede um solo com um pH ácido, geralmente entre 4.5 e 5.5, casos em que o produtor pode esperar obter as melhores produtividades, se todos os outros factores necessários estiverem igualmente presentes.

Os mirtilos têm raízes curtas, motivo pelo qual são capazes de absorver água mais próxima da superfície, seja ela proveniente de irrigação ou de chuva, o que é uma vantagem. É por este motivo que são plantadas numa pequena elevação, para permitir que a água escorra e que desse modo as raízes não fiquem encharcadas. Nos casos em que é feito uso de irrigação é crucial controlar o pH da água também para garantir que não afeta a acidez e alcalinidade do solo, motivo pelo qual devem ser feitos controlos periódicos durante o ano.

As plantas de mirtilos devem ser colocadas em covas pouco profundas (30cm profundidade e com 60 cm de diâmetro) e preferencialmente as plantas devem vir envasadas e deve procurar-se misturar a terra do vaso com o solo do terreno no momento da plantação.


É importante, se o clima o permitir, plantar diferentes variedades para permitir uma época de floração mais alargada e diferentes épocas de apanha.

Uma planta saudável de mirtilo pode durar entre 15 a 20 anos antes de começar a reduzir a sua produtividade, motivo pelo qual cada vez mais produtores as consideram um bom investimento de longo prazo, pela rentabilidade que podem trazer.

 

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail