SIALM – Sistema de Incentivos de Apoio Local a Micro Empresas

Posted on 13/05/2013 by Plubee No Comments Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

SIALM

O SIALM foi introduzido como uma medida de incentivo (dentro do programa de incentivos QREN) a micro empresas ao investimento e à criação de postos de trabalho. Apesar de ser dirigido à maior parte dos territórios, tem como intenção apoiar e dar uma maior comparticipação a áreas do interior em risco de desertificação.

O SIALM está ao dispor de praticamente qualquer empresa com menos de 10 funcionários e com volume de negócios ou balanço inferior a 2 milhões de euros.

Passamos a resumir as principais características do SIALM:

– apoio de 50% do investimento (elegível) sobre a forma de subsídio não reembolsável para projetos com investimento até 5.000 euros (ou entre 5.000 euros e 25.000 euros para regiões em risco de desertificação especificadas na portaria 68/2013);

– apoio à criação de até 2 postos de trabalho, com subsídio de 12 meses vezes o Indexante de Apoios Sociais (419,22 euros); este subsídio pode ser majorado por 1,25 vezes caso os contratados tenham completado o ensino secundário ou 1,65 vezes caso tenham licenciatura ou mestrado.

– No caso de os empregos criados serem de jovens entre 18 e 30 anos desempregados, há uma majoração adicional de 50%.

Despesas elegíveis do SIALM

As despesas elegíveis são todas as despesas de investimento necessárias à realização do projeto de investimento, incluindo as despesas relativas à contratação de um Revisor Oficial de Contas ou Técnico Oficial de Contas e as obras de adaptação que se considerem necessárias no âmbito do projeto. Excluem-se os seguintes tipos de despesas:

– Aquisição de terrenos;
– Compra ou construção de edifícios;
– Trespasses e direitos de utilização de espaços;
– Aquisição de veículos automóveis e outro material aeronáutico;
– Aquisição de bens em estado de uso;
– Juros durante o período de realização do investimento;
– Trabalhos da empresa para ela própria.

Prazos SIALM

Fase 1: 18 de Fevereiro a 1 de Abril

Fase 2: 2 de Abril a 3 de Junho

Fase 3: 4 de Junho a 5 de Agosto

Fase 4: 6 de Agosto a 7 de Outubro

Fase 5: 8 de Outubro a 9 de Dezembro

Se tiver algum projeto em vista e pretender candidatar-se podemos auxiliar e submeter a sua candidatura, assim como rever o plano de financiamento e suportar os pressupostos que servirão de base à avaliação e potencial aprovação do seu projeto.

Contacte-nos para support@plubee.com e responderemos no próprio dia ou no dia útil seguinte no máximo para prestar todo o apoio e esclarecimentos para que possa estar informado antes de efetuar a sua candidatura ao QREN.

SIALM

 

Related posts:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *