Informações sobre o SIFIDE

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

O que é o SIFIDE?

O SIFIDE é um sistema de incentivos fiscal à I&D empresarial que permite a obtenção de um Crédito Fiscal (IRC) correspondente a uma percentagem do valor das despesas com I&D realizadas no exercício, na parte que não tenha sido objecto de comparticipação financeira a fundo perdido.

A que se pode aplicar no caso em concreto?

Atividades de Desenvolvimento: atividades de exploração de conhecimentos científicos ou técnicos visando a descoberta de novas matérias-primas, produtos, serviços ou processos, ou a melhoria substancial dos mesmos.

Que tipos de despesas de I&D são consideradas elegíveis?

Aquisições de imobilizado, à excepção de edifícios e terrenos (criados ou adquiridos em estado novo), Despesas com Pessoal desde que afetos diretamente à atividade de I&D. Quando afetos apenas em tempo parcial, considera-se na devida proporção.

Que recursos necessários e quanto tempo para realizar o projeto?

Alocação de gestor de projeto do lado da empresa para identificação das atividades elegíveis e reduzido apoio da Direcção Administrativa e Financeira na recolha de alguma informação de apoio. Geralmente consegue-se submeter uma candidatura no prazo de 40 dias após arranque das primeiras reuniões.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail