Tomate hidroponico – informação, sua plantação e produção

Posted on 16/11/2013 by Plubee No Comments

tomate hidroponicoRecentemente publicámos um artigo sobre a plantação de morangos em hidroponia (link), um assunto ao qual voltamos hoje mas para falar de uma outra cultura, o tomate hidroponico.

Como plantar e crescer tomate hidroponico?

Se já pensou em apostar ana hidroponica, o tomate hidroponico é sem dúvida uma cultura que se adapta a este regime de crescimento. bem. Embora sejam várias as culturas que quando plantadas em regime de hidroponia apresentam boas taxas de crescimento da planta e de produção de fruta, no caso específico do tomate hidroponico os resultados são muito bons.

Cultivar tomate hidroponico: usar sementes ou a planta?

No caso do tomate hidroponico ou não, dado que as sementes germinam em poucos dias (10 a 15 dias), a maior parte dos produtores inicia a sua produção a partir da semente.  A planta deverá atingir a maturidade em sensivelmente 60 dias. Existem centenas de variedades de tomate disponíveis, pelo que é necessária uma escolha que se adapte às suas necessidades. As variedades de crescimento determinado produzem o fruto todo ao mesmo tempo, depois da planta atingir um determinado crescimento. Já as variedades de crescimento indeterminado vão produzindo fruto em diferentes etapas, mas nunca páram de produzir durante todo o ano. Após o período de 15 dias as plantas estão prontas para o transplante.

Depois da transplantação, o tomate hidroponico deve começar a produzir fruta ao fim de 60 dias. É importante garantir que as plantas estão bem suportadas, pois sendo o tomate uma planta sensível é possível que parta com o peso da fruta.

Tipicamente em cultura tradicional mas também no caso do tomate hidroponico, há quem defenda variadas ideias quanto ao espaço entre as plantas, no entanto é comum falar-se numa distância de 45 a 60 cm. No entanto e algo que verificámos aquando da nossa visita a uma quinta de produção, é possível aproximar as plantas desde que o seu ramo principal seja treinado e encaminhado durante o seu crescimento, deixando espaço suficiente para o desenvolvimento da fruta.

Tal como muitas outras culturas, o tomate requer polinização para desenvolver a fruta, o que deverá ocorrer de forma natural com a presença de vento ou actividade das abelhas. No entanto e de acordo com informação e estudos na web, em estufa, pode conseguir a polinização tocando diferentes flores com um pequeno pincel ou criando correntes de vento no interior para induzir a polinização cruzada.


Como cultivar tomate hidroponico – Luz, Temperatura e Nutrientes


Os tomates gostam de muitas horas de sol, pelo que um mínimo de 7-8 horas é um número comum de mínimo para o desenvolvimento adequado da planta. É importante referir que exposição solar em excesso também pode danificar a planta e a fruta.

A temperatura ideal para o desenvolvimento do tomate hidroponico é de 18-26ºC durante o dia e de 13-18ºC durante a noite.

O tomate hidroponico (tal como noutros modos de cultivo) requerem níveis elevados de fósforo e potássio. Um solução líquida de nutrientes para tomate hidroponico geralmente deverá ter um pH entre 5.5 e 6.5. Os tomates precisam também de um suplemento de cálcio, dado que a geração de fruta usa e requer bastante desde nutriente.

As informações aqui prestadas são apenas informativas, não pretendendo ser conselhos de produção. Aconselhamos sempre a contratação de um técnico agrónomo que ajude na gestão e se responsabilize pela produção. 

Como cultivar tomate hidroponico – colheita

Depois dos 60 dias iniciais o produtor deve já ter tomates de dimensão boa para colheita. Apesar de existirem imensas variedades, a maior parte dos tomates ao amadurecer fica vermelha como sinal de estar pronta ppara colheita. Se quiser aumentar o tamanho da sua fruta pode retirar fruta não madura, pequena, com defeito ou tirar excesso de ramos ladrões para estimular o desenvolvimento dos ramos e da fruta em melhor estado, pois sobrarão mais nutrientes para o seu desenvolvi
mento.

Como cultivar tomate hidroponico – doenças e pragas

Depois de discutirmos alguns dos passos na plantação e gestão do tomate hidroponico, falamos sobre algumas doenças e pragas que podem assolar esta colheita. Os tomates podem ser afectados por alguns vírus e fungos durante o seu crescimento, assim como o fornecimento insuficiente de cálcio pode levar a um apodrecimento prematuro da planta/fruta. As pragas mais comuns são a roscas, brocas e afídeos. Verifique com o seu técnico agrónomo como gerir da melhor forma estes potenciais problemas.

Visita a uma quinta de produção de tomate hidroponico em estufa

Partilhamos aqui algumas fotos da visita e brevemente completaremos informação sobre a produção de sucesso aqui feita.


Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *