test

Alface Hidroponica – passos para produzir e rentabilidade

alface hidroponicaA hidroponia tem sido cada vez mais mencionada nos últimos anos como sendo uma solução excelente em termos de técnicas de produção agrícola.

Estas menções advém da sua suposta alta produtividade e rentabilidade tanto em áreas pequenas como áreas grandes. Por este motivo temos estado a estudar e pesquisar mais sobre a hidroponia, sendo o presente artigo sobre a cultura da alface hidroponica.

 

A hidroponia é uma técnica de produção de vegetais ou frutas usando água em vez de solo. Os nutrientes são fornecidos às plantas através de água.

As plantas são colocadas em tabuleiros com as raízes submersas na água. Esta água é monitorizada regularmente, sendo os nutrientes e fertilizantes químicos necessários às plantas, dissolvidos na água onde estas se desenvolvem.

A vantagem do uso de água é o acesso rápido às raízes das plantas, podendo fornecer os nutrientes necessários, na quantidade necessária à planta.

Este artigo pretende divulgar informação pesquisada em estudos sobre a cultura da alface hidroponica, no sentido de perceber a sua viabilidade para produção em escala comercial.

Consulte ainda a análise de rentabilidade da alface hidroponica.
Em estudos realizados sobre a cultura da alface hidroponica, constatou-se ser possível conceber um sistema de produção pouco exigente em termos de investimento em capital.

Cultivo Alface Hidroponica


O cultivo de alface hidroponica pode ser feito em tabuleiros de madeira com alguma profundidade para conterem a água necessária. Posteriormente podem ser colocadas as pequenas plantas da alface (em início de desenvolvimento após germinação) e inseridas em orifícios num painel em PVC suspenso sobre a água e colocado sobre as bordas do tabuleiro. Cada um destes orifícios é suficientemente largo para suster a planta. Todos os nutrientes à alface hidroponica vêm da água nos tabuleiros, à qual são acrescentados nutrientes e fertilizantes químicos.

Não é necessária uma estufa para a produção. Pode manter a alface hidroponica no exterior. O que é fundamental é garantir uma adequada exposição solar da alface hidroponica. Em estudos vimos soluções de cobertura da produção e dos tabuleiros com redes especiais de limitação da exposição solar a cinquenta por cento, para garantir que as plantas recebem a energia necessária ao seu desenvolvimento.

Related Articles

Maçã – Tipos de plantas e como produzir

Produção de Maçã Um dos aspectos cruciais na...

Mirtilos Preço

Uma das primeiras informações que qualquer produtor ou potencial produtor deve procurar obter e certificar-se é sobre...

Sementes de Chia – Benefícios do consumo

As sementes de Chia e as suas vantagens Perda de peso / emagrecimento -...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

22,044FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Latest Articles

Maçã – Tipos de plantas e como produzir

Produção de Maçã Um dos aspectos cruciais na...

Mirtilos Preço

Uma das primeiras informações que qualquer produtor ou potencial produtor deve procurar obter e certificar-se é sobre...

Sementes de Chia – Benefícios do consumo

As sementes de Chia e as suas vantagens Perda de peso / emagrecimento -...

Chia – o que é este superalimento?

O que é a Chia? A Chia traz um aumento de energia ao corpo...

Milho Hidroponico – como plantar, como fazer

O cultivo de milho hidroponico, ou seja, usando meios hidropónicos de suspensão em substratos não orgânicos ou...