Aprenda como cultivar pitaya. É uma das frutas subtropicais mais estranhas que você gostaria de cultivar em seu jardim. O cultivo da pitaya é bastante fácil tanto ao ar livre quanto em vaso (pote).
Método de plantação – Sementes, propagação vegetativa
Dificuldade – moderada
PH do solo – convém estar entre 6 a 7
A pitaya, também conhecida como pitahaya ou pitaya, pertence à família dos cactos. Suas flores são únicas e uma das maiores do mundo. Tem um diâmetro de 25 cm e tem cerca de 30 cm de comprimento. Mais uma característica de sua floração é: ele só abre por uma noite e exala fragrância frutada convidativa.
A pitaya é nativa da América Central e cultivada em toda a parte subtropical e tropical da China, Israel, Vietnã, Malásia, Tailândia e Nicarágua.
Como cultivar pitaya
A planta da pitaya é na verdade um cacto de escalada e precisa de apoio para escalar, geralmente à medida que a planta se torna madura, formando raízes aéreas dos galhos e encontra algo para escalar. Então, é melhor que coloque algo para sustentar a sua planta.
A pitaya é uma planta sub tropical, adora calor e sol, mas é melhor plantá-la em um local que permaneça seco e receba apenas sol parcial.
Se vive num clima mais temperado ou se você é um jardineiro urbano e não tem muito espaço, cresça a pitaya em vaso, é fácil de crescer e adapta-se bem em recipientes. Em vaso você pode mover e hibernar para salvar a planta da geada e assim sobreviver a períodos de temperatura de formação de gelo (abaixo de -2ºC é prejudicial) e geada.
Como cultivar Pitaya – Crescendo a partir da Semente
Com uma faca, divida a pitaya pela metade e retire as sementes pretas da polpa. Lave a polpa das sementes. Coloque essas sementes em uma toalha de papel úmida e deixe-as durante a noite.
Encha a bandeja de germinação ou a panela pequena com uma mistura inicial pobre e bem drenada. Você pode fazer você mesmo misturando uma parte de turfa e uma parte de perlita. Polvilhe a semente na superfície do solo e cubra-a com uma camada fina de meio de cultura que mal cobre as sementes.
Humedeça completamente o solo usando o pulverizador e cubra a panela com filme plástico. Mantenha o solo úmido até que as sementes germinem, o que levará cerca de 15 a 30 dias.
Depois que as sementes germinarem, descubra o plástico e transplante-as para vasos maiores quando necessário.
Como cultivar pitaya – solo
Quando pensa em como cultivar pitaya, tome nota que solos bem drenados, arenosos são sempre melhores. Uma mistura de areia no solo do jardim seria apropriada.
Como cultivar pitaya – Água
Como a pitaya é um cacto, regue-a moderadamente com cuidado, como faz com outras suculentas. Regue somente quando o solo secar completamente.
Como cultivar pitaya – Adubos
Fertilize a pitaya com fertilizante balanceado todos os meses, quando a planta estiver ativa na estação de crescimento. Pare de fertilizar no inverno se crescer em climas mais frios. A aplicação de esterco envelhecido ou composto também pode ser feita periodicamente.
Como cultivar pitaya – Polinização
Muitas variedades de pitaya são auto polinizadoras, mas há algumas que requerem polinização cruzada. Se a sua pitaya não for capaz de se autopolinizar, será necessário cultivar duas ou mais plantas de pitaya para a polinização cruzada. Como as flores de pitaya são noturnas, sua polinização depende de traças e morcegos. Para garantia, você também pode fazer autopolinização à noite.
Como cultivar pitaya – Colheita
Colher pitaya quando a cor da sua pele muda de verde brilhante para vermelho ou rosa. Sua fruta é ovóide para ovular em forma e 10 a 15 cm de comprimento e forma 30 a 50 dias após a floração.
O pericarpo da fruta de dragão é áspero e escamoso e é normalmente rosa na cor. No entanto, também há frutos de dragão vermelho ou amarelo dependendo da variedade. A carne está localizada no interior é branca e contém sementes pretas.
Como cultivar pitaya – Pragas e Doenças
Não há pragas que prejudiquem a planta, mas doenças fúngicas e podridão de raízes e frutas são possíveis, se a planta estiver sobreaquecida ou exposta a muita chuva.
Inventory Solution