Groselhas – fruto, benefícios e evolução da produção mundial

groselhasAs groselhas são um fruto do qual se tem vindo a falar nos últimos tempos e aumentar a curiosidade de produtores e consumidores. No entanto, quando se fala em groselhas, a maior parte das pessoas conhece apenas o xarope comummente vendido e apreciado em Portugal.

Neste artigo iremos simplesmente apresentar o fruto, donde provém, o seu valor nutritivo e tentar analisar a evolução da produção do fruto na Europa.

Groselhas – o fruto

As groselhas provêm de um arbusto e existem diferentes cultivares (tipos diferentes da mesma planta) que a produzem. Estes arbustos numa fase de maturidade podem render cerca de 3 a 4 kg de groselhas por cada um. As groselhas geralmente estão prontas para apanha entre meados e final do Verão, mas falaremos da plantação de groselhas noutro artigo. O arbusto chega a alturas de 1m a 2m, produz uma flor amarela-esverdeada. As groselhas crescem nos ramos do arbusto, sendo um fruto vermelho-vivo, como na fotografia neste artigo.

Groselhas – benefícios para a saúde

São vários os benefícios que podem ser enumerados acerca do consumo de groselhas frescas. É por estes benefícios que têm vindo a ser relevados e publicados, que as groselhas são procuradas. As groselhas são conhecidas pelo seu alto valor nutritivo, alto teor de vitamina C ao mesmo tempo que têm zero gordura e muito poucas calorias.

De acordo com o site Livestrong as groselhas são ótimas para quem quer uma dieta baixa em calorias, gordura e colesterol, pois cerca de 50gramas de groselhas contêm apenas 30 calorias e zero de gordura e colesterol.

 

Groselhas  – evolução da procura e consumo a nível mundial


Apesar dos inúmeros relatos sobre o aumento de consumo dos frutos vermelhos, no caso da groselha não se nota este efeito, o que nos leva a questionar o porquê deste fruto ser cada vez mais falado tal como se faz com as amoras, framboesas e mirtilos (estes sim que têm conhecido aumentos significativos na produção e procura mundial).

Pelos dados que conseguimos recolher a nível de produção mundial e ao nível da produção na Europa, os números têm vindo a decrescer. De acordo com os dados da FAO produziam-se em 2002 739.495 toneladas de groselhas e em 2011, 664.275 toneladas no mundo, no entanto estamos ainda a tentar obter mais fontes de informação que confirmem estes números. Se estes números estiverem correctos significa que a maior parte da produção seria europeia, no entanto, estamos a falar de mais de 90% da produção, o que leva a questionar se os dados da FAO estarão completos.

A serem verdade contudo, não se vislumbra o mesmo efeito de aumento de pressão do lado da oferta, não havendo em teoria razão para motivar mais agricultores e produtores a interessarem-se por este fruto.

Dado que se trata de um pequeno fruto, as produtividades expectáveis de cultura são mais baixas e naturalmente o seu preço por Kg é mais elevado, no entanto, a verdadeira questão é mesmo se há mercado para mais produtores de groselha, ou seja, se se consegue escoar um aumento da produção deste fruto.

Possível será sempre, mas mais uma vez realçamos a importância máxima de quem quer que se lança na agricultura, de investigar bem o mercado e canais de escoamento e distribuição do seu produto. Este trabalho deve ser feito bem antes de investir seja em que investimento for.

É importante notar também que há muita concorrência a nível europeu e sul-americano para a produção deste fruto. Em muitos casos estamos a falar de países com baixo custo de mão-de-obra, pelo que as contas devem ser bem feitas pelo agricultor que esteja a pensar investir nesta cultura.

Fica aqui a análise da evolução da produção e áreas em produção na Europa de acordo com os dados mais recentes da FAO.

groselhas-evo

 

Related Articles

Maçã – Tipos de plantas e como produzir

Produção de Maçã Um dos aspectos cruciais na...

Mirtilos Preço

Uma das primeiras informações que qualquer produtor ou potencial produtor deve procurar obter e certificar-se é sobre...

Sementes de Chia – Benefícios do consumo

As sementes de Chia e as suas vantagens Perda de peso / emagrecimento -...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

22,044FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Latest Articles

Maçã – Tipos de plantas e como produzir

Produção de Maçã Um dos aspectos cruciais na...

Mirtilos Preço

Uma das primeiras informações que qualquer produtor ou potencial produtor deve procurar obter e certificar-se é sobre...

Sementes de Chia – Benefícios do consumo

As sementes de Chia e as suas vantagens Perda de peso / emagrecimento -...

Chia – o que é este superalimento?

O que é a Chia? A Chia traz um aumento de energia ao corpo...

Milho Hidroponico – como plantar, como fazer

O cultivo de milho hidroponico, ou seja, usando meios hidropónicos de suspensão em substratos não orgânicos ou...