Um dos passos a realizar para a sua candidatura ao PDR será a execução de um Levantamento Topográfico, para melhor compreensão das dimensões e variações do seu terreno.
Um levantamento topográfico é uma operação que tenta obter em detalhe e grande precisão os elementos necessários para a produção de uma planta de um terreno.
Levantamento Topográfico – porquê
A elevação é um dos dados mais relevantes para um agricultor rigoroso com o seu investimento quando obtém um levantamento topográfico. Estes dados permitem prever zonas dos terrenos com melhor drenagem ou por contraste, com tendência a enlamear ou inundar.
A existência de água em excesso, por exemplo, numa zona do terreno, pode afetar a produtividade das suas plantas nessa secção, diminuindo a rentabilidade potencial que pode retirar dessa mesma área. Um levantamento topográfico irá auxiliar o agricultor permitindo dar-lhe informação suficiente para que este possa planear a disposição da sua plantação, numa ótica não só de maximização de plantas por hectar mas também maximização da rentabilidade potencial por hectar.
O levantamento topográfico tem um impacto directo na forma como irá dispor a sua plantação pois num terreno nivelado, possivelmente irá efetuar a sua plantação em linhas rectas e paralelas. Contudo, numa zona com declive poderá ter que plantar as suas culturas de acordo com o delinear da elevação de modo a minimizar a erosão por exemplo. Nos casos de terrenos com grandes declives, possivelmente obriga o agricultor a investir na realização de patamares, tipo socalcos, para maximização de espaço e diminuição de erosão do solo.