Milho Hidroponico – como plantar, como fazer

milho hidroponico

O cultivo de milho hidroponico, ou seja, usando meios hidropónicos de suspensão em substratos não orgânicos ou semi-orgânicos, pode vir a ser uma realidade (não temos informação sobre o seu cultivo noutros métodos hidropónicos neste momento). De acordo com o autor J-Benton-Jones (2005), é possível cultivar milho hidroponico. Ele conseguiu cultivá-lo no exterior recorrendo a tabuleiros com perlite pura ou mesmo com uma mistura de 50-50 de perlite com composto de pinheiro.

Os procedimentos usados para o cultivo de milho hidroponico são adaptados do que já se faz  com a cultura tradicional em solo. Em plantações pequenas, dois factores são essenciais para o sucesso das mesmas: número de plantas e o seu espaçamento. Estes factores são cruciais para garantir a eficácia da polinização. Uma polinização incompleta pode levar a perdas significativas devido ao não desenvolvimento correcto da espiga. Devem ser plantadas no mínimo 20 plantas, em fileiras duplas, ao invés de em fila única. Se o milho hidroponico estiver exposto a ventos fortes, as  plantas irão necessitar de apoio adicional dado que o volume das raízes por si só pode não ser suficiente para garantir que a planta se mantém direita.

O número de dias antes de ter colheita de milho hidroponico dependem da maturidade da variedade que seleccionar (geralmente 96 dias para variedades tardias e 64 dias para variedades mais prematuras).

A semente do milho hidroponico pode ser colocada directamente no meio usado para crescimento e irrigada por cima com a solução de nutrientes até que as plantas comecem a emergir. O autor desta experiência acredita ainda que o ideal é colocar as sementes de milho hidropónico cerca de 7.6 cm abaixo do substrato adotado, para garantir que a planta está bem suportada.

O espaçamento entre plantas no caso do milho hidroponico deve ser de 20 a 30 cm e o espaço entre filas de cerca de 30 a 46 cm. A semente pode germinar em cerca de 22 dias a 13°C e em 4 dias a uma temperatura de 25°C.

Quando se tenta cultivar milho hidroponico de acordo com o autor deste estudo deve-se ter em atenção que a planta do milho é muito sensível a alterações nas condições humidade e ventilação no meio de crescimento adotado; é por isso essencial, seja qual for o método hidropónico e tipo de meio de crescimento usado, que o mesmo seja constantemente fornecido e irrigado com a solução de nutrientes (ou água)  e mantido com uma boa ventilação e oxigenação.

Milho hidroponico – Conclusões da experiência

Durante esta experiência com o milho hidroponico, o autor notou alguma insuficiência de N (amarelecimento das folhas mais baixas) em alguns anos, o que sugere que o nível de N na solução de nutrientes deve ser aumentado cerca de 20 a 25% do nível geralmente recomendado para outras culturas.

No que respeita aos micronutrientes, a resposta das plantas a Mn e Zn é elevada; moderada no caso de B, Cu e FE; baixa no caso de Mo (Maynard and Hochmuth, 1997). Para aqueles que queiram mais informação, o livro de Scaife-Turner-Diagnóstico-de-deficiências-de-minerais-em-plantas  (1984) contém placas de cor para identificação de sintomas de fornecimento insuficiente de macro e micro-nutrientes. Existe ainda um vídeo (Nutrient Deficiencies in Corn) que demonstra visualmente as insuficiências no fornecimento de nutrientes  (GroSystems, Inc., 109 Concord Road, Anderson, SC 29621).

O processo de cultivo de milho hidropónico é ainda um processo recente, onde é possível que venham a existir muitos outros estudos para guiar aqueles que se aventuram neste tipo de cultivo. No entanto, dada a informação aqui descrita, tudo leva a crer que o crescimento de milho hidropónico possa ser tão possível como o seu cultivo em solo.

Summary

Related Articles

Maçã – Tipos de plantas e como produzir

Produção de Maçã Um dos aspectos cruciais na...

Mirtilos Preço

Uma das primeiras informações que qualquer produtor ou potencial produtor deve procurar obter e certificar-se é sobre...

Sementes de Chia – Benefícios do consumo

As sementes de Chia e as suas vantagens Perda de peso / emagrecimento -...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

22,044FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Latest Articles

Maçã – Tipos de plantas e como produzir

Produção de Maçã Um dos aspectos cruciais na...

Mirtilos Preço

Uma das primeiras informações que qualquer produtor ou potencial produtor deve procurar obter e certificar-se é sobre...

Sementes de Chia – Benefícios do consumo

As sementes de Chia e as suas vantagens Perda de peso / emagrecimento -...

Chia – o que é este superalimento?

O que é a Chia? A Chia traz um aumento de energia ao corpo...

Milho Hidroponico – como plantar, como fazer

O cultivo de milho hidroponico, ou seja, usando meios hidropónicos de suspensão em substratos não orgânicos ou...
Summary