Sementes de Linhaça – benefícios saúde e produção

sementes de linhaça

As sementes de linhaça são dos melhores alimentos que podemos incorporar nas nossas dietas. A crescente procura por este produto tem vindo a torná-lo um superalimento, que melhora a saúde daqueles que o consomem. Apesar de ser um alimento que só recentemente começou a ter mais destaque pelas suas propriedades e benefícios, as sementes de linhaça adquirem cada vez mais uma posição de relevo. As sementes de linhaça são conhecidas por serem um ótimo alimento na dieta devido ao seu conteúdo nutritivo, alto teor de fibra (solúvel e insolúvel), os saudáveis ácidos gordos  ómega-3 e lignina (ou lenhina) que contém elevadas propriedades antioxidantes.

 

Produção e venda de sementes de linhaça

Para aqueles produtores que olhem para as sementes de linhaça como um potencial investimento para produção e venda, é importante perceber o lado económico deste produto primeiro.

Não basta perceber as tendências de mercado e as notícias nos media que tanto influenciam as escolhas dos consumidores, embora estes factos sejam importantes. É fundamental entender os números antes de depositar o futuro numa aposta.

É rentável produzir e vender sementes de linhaça, mesmo sendo considerada cada vez mais um alimento para o futuro?

grafico-sementes-de-linhaça

A produção média das sementes de linhaça atinge cerca de 1.100 kg por hectar, o que mesmo que fosse vendido ao preço por Kg a que tipicamente encontra nas grandes superfícies (5-6eur por Kg) obteria um rendimento inferior a 7.000 euros por hectar.

Fazer um bom investimento passa por fazer bem as contas primeiro. Apesar do gráfico acima não indicar os custos de produção, podemos indicar que estes geralmente cifram-se em cerca de 50% do preço de venda. Contas feitas, a exploração de sementes de linhaça pode apenas compensar a quem tiver grandes áreas de produção com boa mecanização.

Apesar de ser um produto com crescente procura no nosso país, não tem visibilidade no panorama de produção agrícola, nem tão pouco candidaturas ao nível de programas de incentivo como o PRODER, especialmente com a explosão recente dos pequenos frutos.

Curiosidades históricas das sementes de linhaça

As sementes de linhaça foram cultivadas originalmente na Babilónia, por volta de 3000 A.C.. Por volta do século VIII o rei Carlos Magno impôs este superalimento na dieta dos seus súbditos e aparentemente com bons motivos, pois hoje em dia é reconhecido o benefício no seu consumo.

Related Articles

Maçã – Tipos de plantas e como produzir

Produção de Maçã Um dos aspectos cruciais na...

Mirtilos Preço

Uma das primeiras informações que qualquer produtor ou potencial produtor deve procurar obter e certificar-se é sobre...

Sementes de Chia – Benefícios do consumo

As sementes de Chia e as suas vantagens Perda de peso / emagrecimento -...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

22,044FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Latest Articles

Maçã – Tipos de plantas e como produzir

Produção de Maçã Um dos aspectos cruciais na...

Mirtilos Preço

Uma das primeiras informações que qualquer produtor ou potencial produtor deve procurar obter e certificar-se é sobre...

Sementes de Chia – Benefícios do consumo

As sementes de Chia e as suas vantagens Perda de peso / emagrecimento -...

Chia – o que é este superalimento?

O que é a Chia? A Chia traz um aumento de energia ao corpo...

Milho Hidroponico – como plantar, como fazer

O cultivo de milho hidroponico, ou seja, usando meios hidropónicos de suspensão em substratos não orgânicos ou...