Preço Mirtilo para exportação diminui em Junho

Posted on 20/06/2014 by Plubee No Comments

preço mirtiloDe acordo com um artigo publicado no dia 15 de Junho no site da TSF, o preço mirtilo caiu em Portugal (na semana 15 de Junho) devido a um excesso de produção face às necessidades para exportação. A TSF indica ter comunicado com o presidente da Mirtilusa que terá declarado que o aumento de produção de 70 para 100 ton deste fruto implicou uma diminuição do preço de exportação para cerca de metade do preço habitual para o período de venda de 16 a 21 de Junho (não há dados se o preço mirtilo voltou a recuperar posteriormente).

Este risco está associado a algo que já tínhamos referido num artigo anterior tentando alertar para os riscos da concentração da capacidade de colocação do produto no mercado externo em apenas uma entidade. Para muitos jovens produtores, pode trazer impactos muito fortes na rentabilidade económica dos seus projectos PRODER.

Queda Preço Mirtilo dificulta rentabilidade dos projectos


O presidente desta empresa indicou à TSF inclusivamente que se não conseguissem escoar o stock daquela semana possivelmente teriam que interromper a apanha do fruto,o que iria impactar de imediato o preço mirtilo. O entrevistado explicou à TSF que estava preocupado com o futuro de jovens agricultores com uma plantação na mão que poderá deixar de ter rentabilidade.

O problema, segundo as suas declarações, é que para dar vazão a esta magnitude de produção de mirtilo com tantas novas plantações, implicaria um desvio do consumo de outros bens alimentares para o mirtilo o que não se prevê que aconteça num curto espaço de tempo. O mercado nacional não tem impacto sequer que justifique ou ajude a atenuar este problema de excesso de oferta.

O presidente da Mirtilusa, José Carlos Sousa, indicou ainda à TSF que a sua empresa tem cada vez mais dificuldades em escoar os mirtilos para o mercado externo, especialmente na semana de 21 de Junho, pois a Holanda já terá fruto próprio para colocar no seu próprio mercado não necessitando de importar. Neste momento, apenas a Bélgica e a França estarão a importar fruto português, o que implicará uma descida da procura que trará o preço mirtilo para 3 euros por Kg.

Ainda nestas declarações, conclui que para enviar o fruto a um preço mirtilo final de 3 euros por Kg, com despesas de transporte, caixas e couvettes, terão menos de 1 eur para entregar por Kg ao produtor, o que não justificará sequer a despesa de apanha do fruto.


Iremos tentar lançar um novo artigo em breve sobre o preço mirtilo. Relembramos de novo, como o fazemos sempre nos nossos artigos, a importância de perceber bem como funcionam os canais de escoamento e de ter o apoio competente de técnicos agrónomos que ajudem a encontrar alternativas. A solução chave-na-mão e compromisso de exclusividade na venda de fruto a uma empresa que concentra imensa exportação deste fruto no nosso país, é um risco que os jovens agricultores têm que estar cientes, pois os preços de mercado são definidos por quem efectivamente coloca e compra no mercado. Faça bem a sua pesquisa.

Post a Comment

Your email is never published or shared. Required fields are marked *