A Agricultura Biologica (conhecida por organic farming em países de língua inglesa e “agricultura orgânica” no Brasil) tem vindo a crescer em importância nos últimos anos, com a maior preocupação do consumidor com aquilo que consome.
Este artigo pretende explicar o que é o modo de produção em Agricultura Biologica e como qualquer produtor pode iniciá-lo.
A Agricultura Biologica é um modo de produção alternativo ao muito empregue modo de Produção Integrada, que procura proteger todo o ambiente desde ao solo da plantação, ao que nele vive e o que o rodeia. Procura fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a atividade biológica do solo.
Particularidades da Agricultura Biologica
A Agricultura Biologica, não permite o uso de adubos químicos, pesticidas ou organismos geneticamente modificados (GM). Estes princípios procuram salvaguardar o direito à escolha do consumidor e a própria saúde do produtor e consumidor. No primeiro caso pois evita o contacto com agentes químicos perigosos e no segundo pois evita o aparecimento e consumo de resíduos químicos (ainda que em quantidades mínimas) nos alimentos. Ao não usar este tipo de poluentes, protegem-se também os solos e as águas existentes.
A Agricultura Biologica procura crescer e produzir alimentos com alto padrão de qualidade, seguro para o consumidor, promovendo práticas sustentáveis agrícolas, através de um boas práticas ao nível da seleção de culturas e suas rotações, adubos naturais, a compostagem, entre outras, que protegem a fertilidade do solo e a biodiversidade.
Como se iniciar em Agricultura Biologica
Comece por procurar um apoio técnico adequado de um engenheiro agrónomo com experiência em Agricultura Biologica ou procure formações sobre o assunto. Qualquer agricultor mesmo sem experiência prévia pode iniciar-se e começar a aprender.
É importante conhecer os apoios do Ministério da Agricultura (IFAP – ver o nosso artigo Apoios Agricultura) para a produção de Agricultura Biologica, pois os subsídios ultrapassam os montantes atribuídos face ao modo de Produção Integrada por exemplo.
Procure também informação nas nossas páginas sobre candidaturas ao PRODER, programa de apoio a quem se pretende iniciar ou renovar uma exploração agrícola, com apoios a fundo perdido que atingem 60% do investimento e prémios a jovens agricultores de 30.000 a 40.000 euros (também a fundo perdido) por candidatura.