PRODER 2014 e QREN – Regras Operacionais

PRODER 2014 e QREN

proder 2014No seguimento da publicação do Decreto -Lei n.º 137/2014, de 12 de Setembro, que estabelece o modelo de governação do Portugal 2020, informamos que foi publicado o Decreto-Lei n.º 159/2014, de 27 de Outubro, o qual estabelece as regras gerais de aplicação dos programas financiados pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI). ATUALIZAÇÃO: CONHEÇA OS CONCURSOS ABERTOS E REGRAS DO NOVO PDR CLICANDO AQUI.

Tanto ao nível do QREN como do PRODER 2014 aguardam-se novidades e a publicação de nova legislação sobre estes programas, assim como a abertura de novas candidaturas. No caso do QREN não dispomos ainda de notícias recentes que indiquem uma data de lançamento das primeiras candidaturas e no caso do PRODER 2014, a última data avançada continua a ser a de 15 de Novembro de 2014.

Para além destes apoios, são esperadas também novidades sobre o Comércio Investe, um programa de apoio ao sector do comércio cujo sucesso no passado faz prever a sua reabertura e forte utilização também no quadro 2014-2020.

Com o aproximar do fim do ano, espera-se que o PRODER 2014 tenha ainda as suas regras e procedimentos publicados neste ano, permitindo assim desbloquear os inúmeros projectos de investimento em suspenso neste momento.

As regras de aplicação do PRODER 2014 não deverão variar significativamente, prevendo-se uma diminuição dos apoios máximos passíveis de serem atribuídos a um único projecto. Neste cenário, uma comparticipação a 100% do valor do investimento já não seria possível, no entanto, estas alterações para já não estão ainda confirmadas.


Para preparação de uma candidatura ao PRODER 2014 ou QREN 2014, sugerimos que comece por planear o investimento a realizar, obtendo orçamentos e no caso específico do PRODER 2014, sugerimos a leitura do nosso artigo de apoio que pode encontrar clicando no seguinte link: www.plubee.com/projectos-proder.


Neste artigo poderá encontrar uma lista de passos que sugerimos que execute para poder dar andamento e seguimento ao seu projecto. Um dos primeiros passos será sempre a procura de um técnico agrónomo que o(a) ajude a escolher uma cultura mais apropriada e a planear o investimento a realizar no seu terreno.

Se ainda não efetuou o levantamento topográfico do seu terreno, provavelmente irá ter que o fazer, a não ser que o seu terreno seja nivelado o que irá facilitar bastante o planeamento da sua plantação. Se ainda não fez o levantamento topográfico do seu terreno, sugerimos que leia o nosso artigo clicando aqui.


Related Articles

Maçã – Tipos de plantas e como produzir

Produção de Maçã Um dos aspectos cruciais na...

Mirtilos Preço

Uma das primeiras informações que qualquer produtor ou potencial produtor deve procurar obter e certificar-se é sobre...

Sementes de Chia – Benefícios do consumo

As sementes de Chia e as suas vantagens Perda de peso / emagrecimento -...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

22,044FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Latest Articles

Maçã – Tipos de plantas e como produzir

Produção de Maçã Um dos aspectos cruciais na...

Mirtilos Preço

Uma das primeiras informações que qualquer produtor ou potencial produtor deve procurar obter e certificar-se é sobre...

Sementes de Chia – Benefícios do consumo

As sementes de Chia e as suas vantagens Perda de peso / emagrecimento -...

Chia – o que é este superalimento?

O que é a Chia? A Chia traz um aumento de energia ao corpo...

Milho Hidroponico – como plantar, como fazer

O cultivo de milho hidroponico, ou seja, usando meios hidropónicos de suspensão em substratos não orgânicos ou...