test

Rentabilidade Mirtilos – cultura do mirtilo e rentabilização

Image courtesy of Rosemary Ratcliff / FreeDigitalPhotos.net

Rentabilidade mirtilos

A rentabilidade mirtilos tem estado em foco recentemente em Portugal, dada o crescente número de explorações que têm vindo a apostar nesta cultura. Apesar de ser uma planta com reduzida utilização em Portugal, face aos frutos tradicionais, o consumo de mirtilo está em franco crescimento no mercado Europeu pelas suas características saudáveis. No mercado Americano continua a crescer, onde desde 2000 as importações deste fruto cresceram já mais de 400%.

Para analisar a rentabilidade mirtilos é importante perceber os custos associados a este tipo de produção bem como as produtividades que se conseguem tirar de uma plantação e os preços a que se consegue escoar o produto final.

Em termos de capacidade de produção de uma exploração, aconselhamos a ler a nossa página sobre rentabilidade mirtilos e a sua produtividade. Para além disso é importante uma escolha adequada da planta, pelo que se recomenda a leitura sobre que tipos de planta de mirtilo a escolher e como produzir.

Os estudos mais recentes apontam para produtividades médias em explorações de mirtilo que podem ir dos 4500 kg aos 9000 kg por cada hectar de terreno, uma variação muito significativa e com impacto na rentabilidade mirtilos, que depende muito de factores como solo, tipo de planta, acesso a água, exposição solar e tratamento dado.

Sendo uma cultura que pode apresentar produtividades de 9000 kgs por hectar (no 6º-7º ano após plantação), e considerando que os preços de venda do fruto oscilam entre os 3-4 euros por cada kg, pode trazer valores na ordem dos 27.000 euros por produção de hectar em termos de rentabilidade mirtilos, um valor considerável quando comparado com as rentabilidades de produções tradicionais.

Há que ter em atenção no entanto o facto de ser necessário esperar 6-7 anos até atingir esta fase de produção, pelo que no entretanto as produtividades típicas poderão ser de zero no primeiro ano e apenas 1600 kg por hectar no segundo. Uma plantação de mirtilo pode apresentar um período de vida de 15 a 20 anos pelo que  torna interessante rentabilidade mirtilos que se consegue tirar no longo prazo de um investimento destes. Estes factos justificam o crescente número de candidaturas a apoios ao PRODER para cultivo deste fruto.

Evolução das importações de mirtilo para o mercado EUA

A rentabilidade mirtilos é também interessante pelo facto da procura deste fruto continuar a dar sinais de crescimento. Os EUA continuam a representar um mercado muito apelativo no contexto internacional e um excelente canal de escoamento e exportações deste fruto para quem produz noutros países.

A tabela abaixo ilustra a evolução das importações do mirtilo e do preço médio pago por kg de fruta:

Tabela Imports Rentabilidade mirtilos

Fonte: Dados Instituto Trocas EUA.

Related Articles

Maçã – Tipos de plantas e como produzir

Produção de Maçã Um dos aspectos cruciais na...

Mirtilos Preço

Uma das primeiras informações que qualquer produtor ou potencial produtor deve procurar obter e certificar-se é sobre...

Sementes de Chia – Benefícios do consumo

As sementes de Chia e as suas vantagens Perda de peso / emagrecimento -...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

22,044FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Latest Articles

Maçã – Tipos de plantas e como produzir

Produção de Maçã Um dos aspectos cruciais na...

Mirtilos Preço

Uma das primeiras informações que qualquer produtor ou potencial produtor deve procurar obter e certificar-se é sobre...

Sementes de Chia – Benefícios do consumo

As sementes de Chia e as suas vantagens Perda de peso / emagrecimento -...

Chia – o que é este superalimento?

O que é a Chia? A Chia traz um aumento de energia ao corpo...

Milho Hidroponico – como plantar, como fazer

O cultivo de milho hidroponico, ou seja, usando meios hidropónicos de suspensão em substratos não orgânicos ou...