Cogumelos Shitake

Cogumelos Shitake

O artigo de hoje irá abordar um tópico muito discutido, os cogumelos shitake, os seus benefícios, porque são tão procurados e caros e como se pode proceder ao cultivo cogumelos shitake. Os cogumelos shitake são fungos comestíveis cujo cultivo é feito em troncos de madeira ou substratos dela derivados. São um ótimo ingrediente para o nosso regime alimentar, razão pela qual têm vindo a ter um aumento de procura no mercado e cada vez mais agricultores a procurarem os cogumelos shitake como investimento.

O motivo pelo qual os cogumelos shitake estão tão em voga está relacionado com o facto de serem considerados cogumelos medicinais, dada a sua composição ter tão elevado teor de nutrientes como passamos a explicar.

Cogumelos Shitake – nutrição e benefícios para a saúde

É comum não se olhar para o consumo de cogumelos como parte das nossas refeições pelo seu valor nutritivo. Muitos consumidores optam pela solução enlatada de um cogumelo simples, com pouco valor nutritivo. Os cogumelos shitake são um caso à parte e podem e devem fazer parte da nossa dieta, ou não fossem eles consumidos pelos povos asiáticos há milhares de anos. Os cogumelos shitake são ricos em vitaminas B2 e B6, ácido pantoténico (do qual deriva a vitamina B5, ótima a ajudar o corpo a metabolizar proteínas, gorduras e açúcares e ainda a responder ao stress).

Os cogumelos shitake têm ainda um alto teor mineral, sendo uma boa fonte de selénio e cobre, zinco e manganésio. O que muitos não sabem é que os cogumelos shitake são uma ótima fonte de vitamina D (D2) e de fibra também.

O facto de os cogumelos shitake terem um reduzido valor calórico (100 gramas têm cerca de 55 calorias), tornam este alimento um bom auxiliar para quem quer perder peso também.

Com todo este potencial nutritivo é recomendado que não se cozinhem demasiado os cogumelos shitake para garantir que não são destruídos todos estes elementos benéficos. Procure alourá-los pouco tempo e adicioná-los a saladas, pizza, arroz ou servi-los grelhados, por exemplo.

Alguns estudos mais recentes começam a associar os cogumelos shitake como bons reguladores do colesterol o sangue, prevenção do cancro e combate a outros vírus e bactérias.


Cogumelos shitake – cultivo, como plantar


O cultivo de cogumelos shitake deve começar pelo processo de encontrar um bom local e bons troncos. É preferível cultivar em troncos de árvores acabadas de cortar, sendo o período de Outubro a Abril ideal para garantir melhor teor de humidade no tronco. O tronco pode ter um diâmetro de 10 a 20 centímetros e com 1 metro, metro e meio de comprimento. Podem ser usados durante 5 a 10 anos se bem cuidados.

O passo seguinte é inocular os troncos, tendo que comprar a “semente” dos cogumelos shitake para este efeito. É ideal inocular o tronco até 2 semanas depois do corte.

Após inocular com cogumelos shitake coloque os troncos numa área exterior que receba meio sol meio sombra. Debaixo de um pinheiro por exemplo é um bom local. O cogumelo pode demorar 8 a 16 meses a surgir, após a inoculação. Assim que estão prontos para colheita tem cerca de uma semana para os colher. Um bom aproveitamento do tronco pode produzir 0,5 Kgs-0,7 Kgs de cogumelos shitake duas vezes por ano, uma ótima fonte de rendimento ou de nutrição.

Colha os cogumelos shitake com cuidado, verificando que está a colher bem, por vezes pode ter desenvolvimento de cogumelos venenosos no mesmo local. Mas os cogumelos shitake devem ser fácilmente identificáveis dado terem um aspecto característico.

Após a colheita pode consumir ou vender e fresco ou desidratar os cogumelos shitake para conseguir preservá-los para um consumo posterior ou comercialização gradual dos mesmos. Os cogumelos shitake desidratados ficam prontos para consumo estando de molho em água cerca de 30 minutos.

Iremos continuar a publicar informação sobre este tópico, assim que tivermos mais atualizações.

Related Articles

Maçã – Tipos de plantas e como produzir

Produção de Maçã Um dos aspectos cruciais na...

Mirtilos Preço

Uma das primeiras informações que qualquer produtor ou potencial produtor deve procurar obter e certificar-se é sobre...

Sementes de Chia – Benefícios do consumo

As sementes de Chia e as suas vantagens Perda de peso / emagrecimento -...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

22,044FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Latest Articles

Maçã – Tipos de plantas e como produzir

Produção de Maçã Um dos aspectos cruciais na...

Mirtilos Preço

Uma das primeiras informações que qualquer produtor ou potencial produtor deve procurar obter e certificar-se é sobre...

Sementes de Chia – Benefícios do consumo

As sementes de Chia e as suas vantagens Perda de peso / emagrecimento -...

Chia – o que é este superalimento?

O que é a Chia? A Chia traz um aumento de energia ao corpo...

Milho Hidroponico – como plantar, como fazer

O cultivo de milho hidroponico, ou seja, usando meios hidropónicos de suspensão em substratos não orgânicos ou...