Plantar Batata Doce



plantar batata doce

Plantar batata doce quer seja para fins comerciais ou simplesmente de forma amadora, pode ser uma ótima adição ao seu terreno quer pelo seu potencial de rentabilidade / produtividade quer por ser uma planta agradável para dar vida ao seu jardim.

Plantar batata doce é geralmente uma atividade mais comum em climas mais quentes, no entanto têm vindo a ser introduzidas novas variedades como a “Georgia Jet”, “T65” ou “O’Henry” que se adaptam bem a climas mais frios. Ainda assim, plantar batata doce deve ser planeado em estufa para melhores resultados em climas mais frios ou no exterior com o uso de plástico para aumentar calor do solo.

Plantar batata doce – quando plantar?

Plantar batata doce é feito através dos seus rebentos, que crescem das batatas doces armazenadas. Também os pode comprar se preferir. Se quiser cultivar os seus rebentos para experimentar, comece a preparar-se em Novembro, comprando batatas doces no supermercado com boa superfície lisa e sem furos. Uma batata doce pode dar cerca de 12 rebentos.
Guarde as batatas numa divisão com boa exposição solar e temperatura entre os 18° e 21° Celsius até cerca de 3 meses antes das últimas geadas. Depois mantenha-as 3 meses num vaso, contentor ou outro recipiente com terra, furados para drenagem e com cobertura de casca de pinheiro por exemplo para retenção de calor. Plantar batata doce num ângulo de 45° para os rebentos saírem do solo. Com cerca de 18 a 30 centímetros pode transferi-las para o exterior.

Plantar batata doce – como, tipo de solo

Para plantar batata doce o solo deve ter boa drenagem e ser limo-argiloso. Faça corredores de 30 cm de largura com espaçamento de 1 metro e entre plantas uma distãncia de 24 a 35 centímetros.
Plantar batata doce, os seus rebentos, até cobrir a raíz e cerca de 2 centímetros do caule, regando com uma solução rica em fósforo no início e depois com água de forma abundante nos dias seguintes para garantir um bom enraizamento.

Plantar batata doce – cultivo e colheita


Plantar batata doce pode demorar cerca de 3 meses a 4 meses, com a planta a dever ser plantada 3 a 4 semanas depois da última geada com os solos já mais aquecidos.
A colheita deve ser planeada por teste, quando está a plantar batata doce. Cave algumas batatas de alguns corredores para verificar se o seu calibre já é médio.
Se os topos das plantas escurecerem, termine a colheita o mais rapidamente possível para minimizar perdas de stock.

Em artigos futuros iremos abordar os benefícios da batata doce e porque acreditamos que o seu consumo irá crescer (e como tal, também a maior aposta em plantar batata doce por parte dos agricultores), a produtividade/rentabilidade da batata doce cujas produções por hectar atingem mais de 35 toneladas em algumas regiões com melhores condições a nível mundial. Iremos também oferecer dados sobre a evolução dos preços que podem atingir os 0,90€ por kg para batata calibrada em sacos de 20kg de calibre médio em mercados de produção (não confundir com preço ao produtor). Plantar batata doce pode ser um projeto tecnica e economicamente viável para uma candidatura de sucesso ao PDR.


Previous articleCogumelos Shitake
Next articlePlantar Abacate

Related Articles

Maçã – Tipos de plantas e como produzir

Produção de Maçã Um dos aspectos cruciais na...

Mirtilos Preço

Uma das primeiras informações que qualquer produtor ou potencial produtor deve procurar obter e certificar-se é sobre...

Sementes de Chia – Benefícios do consumo

As sementes de Chia e as suas vantagens Perda de peso / emagrecimento -...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

22,044FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Latest Articles

Maçã – Tipos de plantas e como produzir

Produção de Maçã Um dos aspectos cruciais na...

Mirtilos Preço

Uma das primeiras informações que qualquer produtor ou potencial produtor deve procurar obter e certificar-se é sobre...

Sementes de Chia – Benefícios do consumo

As sementes de Chia e as suas vantagens Perda de peso / emagrecimento -...

Chia – o que é este superalimento?

O que é a Chia? A Chia traz um aumento de energia ao corpo...

Milho Hidroponico – como plantar, como fazer

O cultivo de milho hidroponico, ou seja, usando meios hidropónicos de suspensão em substratos não orgânicos ou...